TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DO PEDAGOGO NO MUNDO CORPORATIVO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA CRÍTICA

Por:   •  13/10/2016  •  Monografia  •  7.366 Palavras (30 Páginas)  •  688 Visualizações

Página 1 de 30

O PAPEL DO PEDAGOGO NO MUNDO CORPORATIVO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA CRÍTICA

Jaqueline Maria Silva de Souza[1]

Michelli Lima do Nascimento[2]

Maria Sandra Montenegro S. Leão[3]

RESUMO

 Estudos e discussões acerca da atuação de pedagogos em espaços não escolares têm sido constantes, pois mediante a nova realidade socioeconômica verifica-se que não há como limitar a atuação desses profissionais apenas ao espaço escolar. Este artigo visa promover uma reflexão do papel do pedagogo em ambientes empresariais a partir de uma revisão bibliográfica e da percepção da educação e da empresa.

Palavras-chave: Pedagogia empresarial; Pedagogo; Atuação do pedagogo.

  1. INTRODUÇÃO

          A Pedagogia é uma área muito rica, e por ser ampla e multifacetada, esta requer muito estudo e pesquisa. Deste modo, como objeto de estudo da Pedagogia, a educação é um fenômeno social inerente à natureza humana, através dela o homem passa para as futuras gerações seus valores, crenças e cultura, sendo assim a prática educativa se consolida como um mecanismo de sobrevivência humana, fazendo com que os sujeitos busquem de diversas formas levar esta prática a inúmeros lugares onde há relações sociais.

Por muito tempo o processo de ensino aprendizagem sistematizado, ficou restrito ao ambiente escolar, mas atualmente, além da escola, se faz imprescindível a presença de práticas educativas sistematizadas em diversos espaços, entre eles as empresas. Esta necessidade de levar tais práticas para o mundo corporativo se efetivou após as transformações trazidas pelo atual desenvolvimento científico, tecnológico e a velocidade atroz que as informações são difundidas em todo o mundo.  Estas transformações que marcam a sociedade contemporânea enxergam no conhecimento a possibilidade de vantagem competitiva na globalização da economia, denominando-se assim esta nova configuração social de Era do Conhecimento.

Neste novo paradigma, observam-se profundas mudanças nas organizações, no modo de produção e nas relações humanas. No ambiente organizacional contemporâneo há demandas para que os sujeitos tenham características específicas sendo assim capazes de acompanhar as evoluções existentes. Isto só será possível se eles forem pensantes, criativos, pró-ativos, analíticos, polivalentes e multifuncionais, com habilidade para resolução de problemas e tomada de decisões, para agir consoante a rapidez das transformações e a flexibilização que os tempos atuais exigem.

Administrar a quantidade de informações veiculadas e estar atualizado de acordo com as exigências demandadas pela Era do Conhecimento, tem se mostrado uma tarefa extremamente difícil e especializada. Fazendo-se assim essencial a presença de um profissional que detenha instrumentos técnicos e metodológicos para inferirem neste contexto, tal profissional é o pedagogo.

O nosso interesse pelo assunto sobre o papel do pedagogo no mundo corporativo surgiu pelo fato de já atuarmos em áreas administrativas em empresas e pelo motivo de entendermos que, mediante os constantes anúncios na mídia (internet e jornais) de vagas para o profissional de Pedagogia atuar em áreas empresariais (Pedagogo Empresarial) poderia sugerir que realmente haveria a possibilidade da atuação do pedagogo em ambientes empresariais. Sendo assim, buscamos através de pesquisa bibliográfica averiguar quais seriam os requisitos que este profissional deveria ter, quais as áreas e que limites eles teriam nas empresas, além do modo como este profissional tem sido visto pela área educativa e empresarial.

Nesta pesquisa vamos compreender as percepções da administração empresarial e da educação sobre o papel do pedagogo no mundo corporativo; analisar o papel do pedagogo no ambiente corporativo a partir da visão da administração empresarial e da educação; verificar as diferenças e semelhanças das ações dos pedagogos nas áreas aqui estudadas; identificar as principais críticas sobre o papel dos pedagogos nas empresas.

Para levantamento de diversas informações sobre o assunto foram utilizadas pesquisas bibliográficas que direcionaram o nosso trabalho concernente ao tema do trabalho, através de uma revisão bibliográfica de produções acadêmicas encontradas sobre a questão, o diálogo e a identificação de semelhanças e contrapontos presentes nas ideias de autores dedicados às áreas de Administração com ênfase na Gestão de Pessoas com autores da Educação e Trabalho, e entre aqueles das áreas de Educação e Pedagogia Empresarial. São eles: Brandão, Saviani, Ribeiro, Chiavenato, Libâneo, Gil entre outros.

  1. PERCUSO METODOLÓGICO

        Este estudo se desenvolveu a partir da curiosidade de conhecer melhor a prática profissional dos pedagogos no mundo corporativo, através da análise bibliográfica, visando compreender as percepções da administração empresarial e da educação sobre o papel do pedagogo no meio laboral. Pois a prática educativa em espaços extra-escolares é pouco difundida no curso de Pedagogia.

Objetivando responder nossos questionamentos acerca do tema aqui analisado, realizamos uma pesquisa, que é para Minayo (p. 17, 1994) “uma atividade básica da Ciência na sua indagação e construção da realidade (...), embora seja uma prática teórica, a pesquisa vincula pensamento e ação”.

Com o intuito de entender como se deu o processo da inserção do pedagogo no ambiente empresarial, a fim de realizar uma revisão bibliográfica crítica, utilizamos a abordagem qualitativa, pois ela tem como principais características “a imersão do pesquisador no contexto e a perspectiva interpretativa de condução da pesquisa” (KAPLAN & DUCHON, 1988, APUD DIAS, 2000, p. 01).  Para Minayo (1994), a pesquisa qualitativa, no contexto das ciências sociais, se ocupa com um nível de realidade que não pode ser quantificado, pois lida com universos de significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes, os quais não podem ser reduzidos à operacionalização de variáveis.

Como metodologia de pesquisa, utilizamos neste estudo a pesquisa bibliográfica, por acreditarmos que esta oferece meios que auxiliam na definição e resolução dos problemas já conhecidos, como também permite explorar novas áreas onde os mesmos ainda não se cristalizaram suficientemente, como é o caso da atuação do pedagogo no mundo corporativo. Permite também que um tema seja analisado sob novo enfoque ou abordagem, produzindo novas conclusões, por isso optamos por fazer uma revisão bibliográfica crítica, emitindo nossas reflexões à medida que fomos entrando em contato com o que os teóricos das áreas pesquisadas, a área de Educação e Recursos Humanos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.3 Kb)   pdf (286 Kb)   docx (314.3 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com