TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO DE AÇÃO TRATAMENTO FORA DE DOMICÍLIO (T.F.D)

Por:   •  18/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  5.205 Palavras (21 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

carla souza vieira

PROJETO DE AÇÃO TRATAMENTO FORA DE DOMICÍLIO (T.F.D)

[pic 3]

ITACOATIARA

2019

carla souza vieira[pic 4]

PROJETO DE AÇÃO TRATAMENTO FORA DE DOMICÍLIO (T.F.D)

Trabalho apresentado ao Curso Servico Social da UNOPAR- Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio em Serviço Social, do 5º Semestre.

Tutor a distância: Nelma dos Santos Assuncao Galli; Monira Janani Ghadban Sassine.

Tutor de apoio: Fabrizia Raimunda Reis Alves.

[pic 5]

ITACOATIARA

2019

                                                              SUMÁRIO

1.CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA DA INSTITUIÇÃO04

1.1 Identificação da Instituição04

1.2 Estrutura Organizacional05

2.OBJETIVO INSTITUCIONAL07

2.1 Natureza do projeto07

2.2 Política Social08

2.3 Recurso Financeiro10

3.ÂMBITO INSTITUCIONAL11

3.1 Caracterização da população11

3.2 Processo decisório12

3.3 Relação Demanda/ cobertura do atendimento13

3.4 Serviço social na Instituição13

3.5 Cotidiano do exercício profissional13

3.6 Relação profissional de trabalho com demais atores institucionais14

4.CONSIDERAÇÕES FINAIS20

5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS21

        

1.CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA DA INSTITUIÇÃO

  1. Identificação da Instituição

O presente trabalho é um relato do Estágio Curricular Obrigatório do curso de Bacharel em Serviço Social da Universidade do Norte do Paraná – UNOPAR, esta etapa do estágio teve uma carga horária total de 150 horas. O relatório apresentado traz em sua composição a descrição das experiências vivenciadas pela acadêmica, a relação entre assistente social e os usuários, observando a estrutura física e administrativa, enfim avaliando o ambiente onde se trabalha o assistente social como um todo. Realizado na Secretaria Municipal de Sáude de Itacoatiara é um orgão público o qual é administrado pela Prefeitura municipal da cidade de Itacoatiara-AM, atende público em geral  crianças, idosos, mulheres e homens. Desenvolvem projetos, de acolhimento, planejamento familiar, assistencias médicas, odontológicas, unidades de atendimentos especializados pscologicos e desenvolvimento intelectual. Neste relato, buscamos apresentar elementos que possibilitam uma reflexão sobre a importância do Estágio Supervisionado para os alunos do curso de Serviço Social, pois consideramos que este é um espaço vasto de possibilidades e desenvolvimento pedagógico entre teoria e prática.

A Secretaria Municipal de Saúde tem como atribuições planejar, desenvolver, orientar, coordenar e executar a política de saúde do município, compreendendo tanto o cuidado ambulatorial quanto o hospitalar, é de sua responsabilidade também planejar, desenvolver e executar as ações de vigilância sanitária e epidemiológica afetas à sua competência.  O município de Itacoatiara possui cento e quatro estabelecimentos de saúde, unidades básicas de saúde e atualmente uma UPA que funciona 24 horas, sendo que a maioria são público e uma pequena parte particular. Dos cento e quatro estabelecimentos de saúde, trinta e sete prestam serviços odontológicos e atuam como unidades básicas de saúde.

De acordo com a Secretaria de Saúde do município, Itacoatiara tem um hospital público com o nome Hospital Regional José Mendes. A cidade teve recentemente a inauguração de uma Unidade de Pronto Atendimento pela Secretaria de Saúde de Estado.

Atualmente o município conta com 30 equipes de saúde, sendo 25 equipes de estratégia da saúde da família, 3 equipes ribeirinhas e 2 equipes de Agentes Comunitários de saúde, 20 equipes de saúde bucal e 5 equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) na atenção básica, 1 centro de abastecimento farmacêutico, 1 laboratório central (Lacen), 1 centro de especialidade (CEI), 1 centro de reabilitação (CER), 1 Centro de atenção psicosocial (CAPS), 1 centro de atenção especialidades odontológicas (ceo) e um centro de referência de saúde do trabalhador.

Ainda de acordo com a secretaria, todas as campanhas do calendário são realizadas e conduzidas pelos coordenadores dos programas da atenção básica e executadas pelas equipes de saúde da família.

Campanhas de vacina também são realizadas conforme o calendário do ministério da saúde juntamente com a vigilância em saúde. Também há distribuição de preservativos são trabalhados em todos os eventos da cidade como conscientização e distribuição pelas unidades mensalmente e pelos agentes comunitários de saúde da área.

1.2 Estrutura Organizacional 

O Projeto de ação Tratamento Fora de Domicílio (TFD), tem como Gestores a senhora Keyt Anne Passos, atualmente Secretaria Municipal de Saúde e a assistente social que responde pelo projeto de ação senhora, Alda Karol Batista, que é responsável por visitas domiciliares, preenchimento de fichas de cadastro novos e de antigos usuários beneficiados pelo Projeto de ação T.F.D,e que coordena dentro da secretaria municipal de saúde toda organização do projeto de ação. A finalidade da Instituição e que a população possa usufruir dos planos de ação que são desenvolvidos no municipio dando assistência necessária para assim garantir o direito de tratamento médico a todas as classes sociais, pois está área de atuação de saúde atende a maioria da população carente da sociedade da cidade de Itacoatiara-AM onde bairros distantes e usuárias da zona rural possuem cadastros em maior quantidade são mulheres, crianças, idosos, deficiêntes e baixa porcentagem de homens, o plano atua na cidade como um instrumento legal que visa garantir, por meio da rede pública de saúde, o atendimento médico a pacientes portadores de doenças não tratáveis em seus municípios de origem por falta de condições técnicas ou profissionais, mediante o custeio das passagens e diárias necessárias para o deslocamento e estada desses pacientes, enquanto durar o tratamento. Dessa forma, constitui-se elo entre o paciente usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) e o prestador do serviço de saúde, funciona como instrumento de cidadania e inclusão social, e colabora para o efetivo funcionamento de outras políticas de saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.5 Kb)   pdf (283.6 Kb)   docx (325.5 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com