TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Primeiro Dia de Aula

Por:   •  18/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  483 Palavras (2 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 2

                                                    [pic 1]

                 

TRABALHO EM GRUPO – TG I

JANAINA APARECIDA MACIEL DE OLIVEIRA RA 1319195

JULIANA BISPO NOVAES SANTOS RA 1322682

POLO

ITAPETININGA / SP

ITAQUAQUECETUBA / SP

2016

Atividade desenvolvida para o primeiro dia de aula dos alunos do 2º ano do ensino fundamental I.

O Primeiro dia de aula é sem dúvidas, um dia cheio de expectativa e ansiedade, tanto por parte dos alunos como também pelos professores. Sabemos que esse momento para algumas crianças é algo muito difícil. Para que esse dia seja tranquilo e muito prazeroso para todos, a escola tem que estar envolvida com as atividades propostas, estar pronta para recepcionar pais e alunos, desejando boas vindas.

Nosso primeiro dia de aula terá como objetivo tentar fazer com que esse processo de adaptação dos alunos seja o mais prazeroso possível, buscando a sua confiança para conosco e com todo o ambiente escolar.

Decidimos fazer uma dinâmica de apresentação entre os alunos do 2º ano do ensino fundamental I, para que interajam e se conheçam. A brincadeira terá como tema principal “Encontre a metade da laranja”.

Para iniciar essa dinâmica vamos começar pela organização da sala, colocando as carteiras em formato de U e no centro (no chão) colocaremos uma árvore de aproximadamente 1,50m, feita em eva. Decoraremos a sala como se fosse um pomar, com árvores e frutas feitas de cartolina colorida, coladas pela sala e também uma cesta com varias frutas para que os alunos possam degustar depois da dinâmica.

          Antes dos alunos entrarem, já deixaremos tudo organizado, com as laranjas já confeccionadas (em cartolina) e cortadas em duas partes, com formatos e tamanhos diferentes, de forma que uma parte se encaixe na outra, que serão coladas embaixo das carteiras. A brincadeira consiste em cada aluno encontrar a sua metade da laranja.

De inicio vamos nos apresentar e explicar como funciona a brincadeira e qual o objetivo dela. Orientaremos para que cada aluno pegue debaixo da carteira a sua metade da laranja, e quando iniciar a música, que andem pela sala procurando entre os amigos a sua metade. Esse momento servirá para que todos se interajam de forma mais divertida, para que conversem uns com os outros e conheçam um pouco do que cada um gosta de fazer.

Após percebermos que todos já encontraram a sua metade, pediremos para que cada aluno faça a apresentação de seu amigo, dizendo o nome e algo sobre ele que mais gosta de fazer. Depois de todos terem se apresentado pediremos para que cada um escreva na sua metade da laranja o nome do seu amigo e juntem as partes e colem na árvore que está no chão, no centro da sala.

Terminado a dinâmica faremos uma roda de conversa onde iremos fazer a degustação das frutas. Assim tornaremos o primeiro dia de aula mais prazeroso, deixando os alunos mais a vontade, fazendo com que se conheçam e se interajam de uma forma mais divertida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (197.6 Kb)   docx (169.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com