TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Primeiro dia de Aula

Por:   •  18/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  616 Palavras (3 Páginas)  •  695 Visualizações

Página 1 de 3

O Primeiro Dia de Aula

O Primeiro dia de aula é sem dúvidas um dia cheio de expectativa e  ansiedade, tanto por parte dos alunos como também pelos professores. Para que esse dia seja tranquilo e muito prazeroso para todos, primeiramente a escola tem que estar envolvida com as atividades propostas. A escola deve estar pronta para a recepção dos alunos, com faixas de boas vindas, com uma equipe na porta do colégio para recepcionar os alunos e se possível com fantasias de personagens infantis que as crianças gostam. É necessário disponibilizar alguns funcionários para que fiquem em pontos estratégicos para orientar pais e alunos a se encaminharem as suas salas. Música e alegria também fazem parte desse dia. A alegria o entusiasmo e a acolhida são fundamentais para que a criança queira voltar  para a escola e isso é uma condição importante para que a aprendizagem aconteça.


Primeiro dia de aula – 2º Ano E.F

1º Momento

- Apresentação

Na sala de aula o professor deve recepcionar o aluno com muita alegria e entusiasmo, pois esse primeiro momento se evidencia a troca de sentimentos manifestada pelo encontro e reencontro. Este momento já se estabelece um vínculo afetivo. O professor deve transmitir ao aluno, que a sua presença é muito importante, pois a aprendizagem se da na relação entre as pessoas: professor x aluno, aluno x aluno e outros. A Acolhida não deve ser muito prolongada, mas deve ser intensa, fazendo com que o aluno se sinta bem dentro do espaço escolar. É muito importante que aconteça um momento de apresentação entre os alunos antes do início dos trabalhos. O Professor deve estimular a criança a falar um pouco sobre ele mesmo.

Para isso vamos fazer uma dinâmica: O Batuque da Alegria – O professor pode utilizar um pandeiro, tambor, lata ou mesmo uma caixa. Enquanto toca, deixa passando algo por entre as mãos do aluno(pode ser uma caneta, uma caixinha, uma bola), no momento em que parar o batuque, o aluno que estiver com o objeto na mão, fala seu nome, idade e o que deixa mais feliz.


2º Momento

Trabalhar e explorar literatura de forma lúdica é muito importante e traz muitos benefícios para o ensino aprendizagem, portanto escolhi um livro que cabe muito bem com a atual situação das crianças, que estão na fase de alfabetização. Falar sobre a importância em aprender a ler e a escrever, por meio da historia “O Leão que não sabia escrever”. 

O livro conta a história do rei da floresta, que só precisava rugir para ter as coisas. Até que se apaixonou por uma leoa que era uma dama e lia muitos livros. Depois de se apaixonar o leão percebeu que tudo que sabia não adiantava de nada, o que ele queria mesmo era escrever uma carta para a sua amada. Mas, não foi tão fácil assim!
Com esse livro crianças que ainda não demostram muito interesse por ler e escrever percebem a importância da leitura e da escrita, tornando os dias de aprendizagem mais prazerosos e produtivos.

O professor caracterizado com uma fantasia de leão irá ler e encenar a história do livro. Com muito entusiasmo, contagiando as crianças.  

Ao final da história fazer uma roda de conversa e pedir a opinião de cada aluno sobre a história e entregar uma lembrança para que coloquem nos lápis para nunca mais esquecer do leão que não sabia ler. (ponteira de lápis com a carinha do leão de EVA) – molde em anexo -  Anexo1.

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11][pic 12][pic 13][pic 14][pic 15][pic 16][pic 17]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (373.3 Kb)   docx (278.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com