TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Primeiro dia de aula

Por:   •  17/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  556 Palavras (3 Páginas)  •  767 Visualizações

Página 1 de 3

Diante da atividade proposta neste trabalho em grupo, viemos através deste trabalho desenvolver algumas atividades a serem realizadas no primeiro dia de aula do 3º ano do Ensino Fundamental I como forma de estimulo, dentro e fora do ambiente escolar, de valores intimamente ligados ao respeito pelo semelhante e ao desenvolvimento da cidadania na forma de sentimento de preservação ambiental.

Logo de início, faz-se fundamental a devida apresentação entre professor e alunos, uma vez que, apesar de alguns estarem se reencontrando, existem outros que, advindos de outras escolas, podem não se sentir tão à vontade. Daí o estímulo para que contém um pouco de sua história pessoal e assim todos se conheçam melhor e se sintam acolhidos pela turma.

Seguido a isso, seria proposto - num clima de muito entusiasmo – uma volta pela escola para conhecer o ambiente onde eles estudam e um pouco das pessoas que ali trabalham para fazer da escola um lugar bem especial para todos nós.

Depois, juntos, visitaríamos todos os setores da escola para conhecer as pessoas que ali trabalham e o que fazem. A saber: a cozinha, a secretaria, o setor pedagógico, a coordenação, a sala de informática, a biblioteca, o setor de limpeza e o ambiente dos seguranças e porteiros.

No momento em que chegássemos a cada um dos setores acima listados, os servidores que lá se encontrarem se identificarão e explicarão, resumidamente e numa linguagem que as crianças possam entender, o que fazem e como é a sua rotina no dia a dia. Obviamente que, como a curiosidade faz parte da natureza humana – independente da idade que possuam as pessoas - seria aberto para que alguns alunos façam perguntas pertinentes.

Essa ida aos setores que compõem a escola servirá como base para o conhecimento e posteriormente respeito ao trabalho dos profissionais que existem para cuidar da escola de forma que ela possa funcionar de forma perfeita e dar o melhor de si para que continue sendo um ambiente sempre favorável ao processo de ensino-aprendizagem deles.

Automaticamente, depois desse pequeno “tour” pela escola e seus setores, aproveitaríamos para questionar, ao longo do caminho, sobre a higiene de todos os alunos da escola e da responsabilidade de cuidar da escola e da questão do lixo. Certamente que, por mais cuidadosa que seja a direção de uma escola no que diz respeito à limpeza de seu espaço físico, ainda assim encontraremos algum resquício de lixo espalhado pelos cantos e longe das lixeiras, que é o seu lugar.

Esse gancho será usado da seguinte forma: na volta para a sala de aula, serão mostradas as paredes da sala, os cantos sujos e rabiscados e os restos de papel, lápis, borracha, alimentos, etc., para questionamento com os alunos sobre o comportamento deles em relação à preservação ambiental, a atitude de colocar o lixo no lixo e o zelo pelo patrimônio público que – apesar de agora estar servindo a eles – mais tarde servirá também a outras crianças que virão depois para continuar o eterno processo de aprendizagem.

Tendo feito isso, essa experiência servirá como base na condução de todo o processo de ensino-aprendizagem que se desenvolverá ao longo do ano porque as letras e números e cidades aprendidas se confundem sempre com o respeito ao próximo e ao meio ambiente, ambos, pautados sobre a ética e a cidadania, que não tem hora para começar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (53.8 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com