TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUE É CRIANÇA

Por:   •  13/5/2015  •  Resenha  •  837 Palavras (4 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 4

Comentário do Livro: O QUE É CRIANÇA

DAMAZIO, Reynaldo Luiz. O que é criança. 3ª edição - São Paulo: Brasiliense, 1994-(Coleção Primeiros Passos)

Damazio inicia seu livro levantando a problemática de que para entendermos sobre o tema: “o que é ser criança”, é necessário um debate entre diversos autores que abordam o conceito do desenvolvimento e da relação que a criança estabelece entre si e com o mundo. O autor ao relatar que não existe resposta definitiva para o que é criança vai ratificando esta posição ao longo do texto com várias reflexões a respeito, ele revela que a criança é um objeto do mundo, mas que é necessário resgatá-la desta posição e dar a ela o seu lugar como sujeito pensante que é. Citando a teoria behaviorista revela a maneira que a criança não deve ser tratada como um indivíduo cru, moldável. Isto nos faz lembrar Paulo Freire, quando diz:

“Se o encararmos como uma "coisa", nossa ação educativa se processa em termos mecanicistas, do que resulta uma cada vez maior domesticação do homem. Se o encaramos como pessoa, nos só que-fazer será cada vez mais libertador.”

Com isso Freire concorda com Damazio que precisamos compreender que o outro seja criança ou adulto é um "ser sujeito" não podemos "coisificar" o outro.

Damazio destaca a teoria piagetiana, a qual, para ele, apresenta uma mudança em relação à visão sobre a criança. Compreendendo que a criança passa por estágios de maturação, mostra que são sujeitos em processo de crescimento, com sua própria capacidade de viver e conhecer a realidade e que, a medida que vão se desenvolvendo, vão descobrindo o mundo. O autor enfatiza que a criança tem sua maneira de ser como pessoa e que o adulto em muito contribui para seu crescimento, mas, que essa contribuição deve acontecer sem imposições, para que ocorra flua naturalmente. Citando Freud, revela que a fase até 7 anos é de grande importância para a criança, pois nesta fase, irá construir a sua personalidade e seu comportamento, que são resultados da vivência no mundo e de sua apreensão.

Já sobre a relação da criança com o mundo, o autor critica a maneira rígida do adulto na tentativa de ajustá-la à sociedade, propondo uma mudança na visão que ele tem sobre a criança, no sentido de que não a impeça de viver suas atitudes e suas experiências, e não negando a ela o direito de “ser”, ainda que, por não ter vivenciado, esta seja uma posição difícil para o adulto.

Damazio revela, que a família não reconhece a capacidade da criança ser e pensar, tratando-a como brinquedo. Nesta sociedade subdesenvolvida que vivemos, a família está perdendo sua força como referencial para a criança. Além disso, com várias concepções diferentes, esta instituição pode ajudar ou atrapalhar o desenvolvimento natural da criança, sendo que sua ausência, pode levá-la a uma verdadeira luta pela sobrevivência. O autor defende que a família promova o diálogo, a conversa e que quebre tabus entre o adulto e a criança.

A escola é definida pelo autor como estática. Assim, a criança é formada por um professor mal qualificado, que repassa conteúdos prontos. Os métodos de aprendizagem são mais importantes que a própria formação do cidadão. Defende que a escola não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (45.9 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com