TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é o IDEP

Por:   •  9/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.111 Palavras (5 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

LUDIANE DE CARVALHO MATOS

trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL

[pic 3]

Curvelo

2013

lUDIANE DE CARVALHO MATOS

trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Políticas Públicas na Educação Básica, Currículo Escolar e as Tecnologias em Educação, Metodologia da Pesquisa Científica, Fundamentos da Gestão Educacional, Seminário III.

Profs. Cyntia Simioni França Melina Klaus, Okçana Battini, Vilze Vidotti, Samira Kfouri.

Tutora eletrônica: Hélvia Machado

Tutor(a) de sala: Luzitânia

Curvelo

2013

Introdução

O Ideb foi criado pelo em 2007, com a principal iniciativa de reunir dois conceitos importantes para a qualidade da educação, que é o fluxo escolar e as medidas de desempenho nas avaliações. Ele intensifica ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em uma ampla escala do Inep a possibilidade de resultados sintéticos, assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para o sistema.

O Ideb é um indicador que combina informações de desempenho em exames padronizados (Prova Brasil ou Saeb) – obtido pelos estudantes ao final das etapas de ensino (4ª e 8ª séries do ensino fundamental) – com informações sobre a aprovação dos alunos. Assim, ele é um indicador útil para se avaliar a qualidade de ensino das escolas.

O Ideb é importante, pois possibilita a projeção de metas individuais intermediárias rumo ao incremento da qualidade de ensino, e não apenas o diagnostico atualizado da situação no país.

O objetivo nos fazer entender a questão da importância do IDEB nas escolas através de uma entrevista realizada com gestores de escolas do município de Curvelo, Minas Gerais.

Este trabalho é de grande valor para nos mostrar a importância do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica nas escolas públicas, que futuramente iremos atuar como pedagogos ou gestores.

Desenvolvimento

        O índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), é um indicador educacional que relaciona de forma positiva informações de rendimento escolar (aprovação) e desempenho (profissional) em exames padronizados, como Prova Brasil e o Saeb. Estudos e analises sobre qualidade educacional raramente combinam rendimento e desempenho, ainda que a complementaridade entre ambos os indicadores seja evidente.

        Com o Ideb, ampliam-se as possibilidades de mobilização da sociedade em favor da educação, uma vez que o índice é comparável nacionalmente e expressa em valores os resultados mais importantes da educação: aprendizagem e fluxo. Um sistema educacional que reprova sistematicamente seus estudantes, fazendo com que grande parte deles abandone a escola antes de completar a educação básica, não é desejável, mesmo que aqueles que concluem essa etapa de ensino atinjam elevadas pontuações nos exames padronizados. Por outro lado, um sistema em que todos os alunos concluem o ensino médio no período correto não é de interesse caso os alunos aprendam muito pouco na escola. Em suma, o sistema de ensino ideal é aquele em que toda criança e adolescente tem acesso à escola, não desperdiçam  tempo com repetência, não abandonam a escola precocemente e , ao final de tudo, aprendem. Essa combinação entre fluxo e aprendizagem do Ideb expressa valores de 0 à 10.

        Efetuando uma entrevista com gestores de duas escolas, sendo uma escola municipal e outra estadual, ambas localizadas na cidade de Curvelo, em Minas Gerais.  O primeiro (gestor 1), 39 anos, com formação em magistério e pedagogia, atua em uma escola de rede municipal de ensino. O segundo (gestor 2) tem 47 anos, é pós-graduado em língua portuguesa e especializado em gestão educacional e atua em uma escola publica estadual.

        O resultado segundo os gestores entrevistados é 5.2 o índice de desenvolvimento da educação básica na escola publica municipal, e 4.4 é o índice da escola publica estadual.

        Sendo que varia de 0 a 10  ambos os gestores

        O gestor B declara como obteve este resultado: “A gente tenta alfabetizar a criança já logo no 1º ano para que possamos trabalhar com eles a complexidade dos conteúdos mais tarde. Também temos o incentivo a leitura e escrita bem como a resolução de problemas o qual é bastante focado.

        Segundo os entrevistados um aspecto importante é a participação dos pais na educação dos filhos o qual é um dos desafios para uma educação de qualidade. Quando a família auxilia nas atividades de casa e nos projetos de leitura, há um alcance determinante sendo muito relevante nessa relação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (102.9 Kb)   docx (24.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com