TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TEMPLATE DE DISSERTAÇÃO

Por:   •  1/8/2021  •  Monografia  •  1.465 Palavras (6 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 6

A Importância da Tecnologia Assistiva na Educação Inclusiva

Leandro de Andrade Gonçalves

Miriam  

Resumo

Palavras-Chave: Tecnologia Assistiva, Educação Inclusiva,  


1- Introdução

Diferentes estudos e debates vêm sendo produzidos nos últimos anos em relação a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais (NEE). A constituição da República Federativa do Brasil de 1988 estabelece o compromisso com a igualdade no acesso à escola e o dever do Estado em proporcionar o Atendimento Educacional Especializado (AEE) aos alunos com deficiência.

A Educação Inclusiva é muito antiga, porém foi apenas depois da declaração de Salamanca em 1994, um dos seus principais documentos, que esta passou a ser mais discutida na comunidade educacional. Antes disso, existia uma separação, a escola era para os “normais” e os outros eram encaminhados para Educação Especial. Não esquecendo toda discriminação social que essas crianças sofriam pela própria família ou pela própria sociedade. Atualmente, o grande desafio posto pela sociedade é de uma educação igual para todos, não apenas em seu acesso, mas também na sua continuidade.

Com o surgimento e o avanço das novas tecnologias de informação e comunicação observa-se que ocorreram diversas transformações em todos os âmbitos sociais. Na educação também não foi diferente, a utilização dessas ferramentas serviu para promover o desenvolvimento e a inserção social das crianças, jovens e adultos com deficiências.

A tecnologia, principalmente a informática, que cresceu muito rápido na última década, criando inúmeras oportunidades para alunos especiais ter acesso a novos conhecimentos, possibilitando uma educação integral, visando a transformação desses em seres autônomos, críticos e motivados.

Neste trabalho pretende-se desenvolver algumas reflexões sobre o tema da educação inclusiva, relacionando-a ao cenário das novas tecnologias de comunicação e informação. Com isso, é importante destacar que incluir não é apenas matricular o aluno, mas dar subsídios para que esses possam permanecer na escola e sejam integrados na sociedade.

Desse modo, esperamos colaborar com algumas práticas reflexivas sobre a importância das ferramentas tecnológicas para inclusão desses alunos diminuindo as distâncias físicas e quebrar os bloqueios sócios – culturais, psicológicos e comunicativos no qual ainda estão presentes nas práticas educativas.  E assim, levar a uma aprendizagem significativa perante as novas demandas da sociedade.

Para tal, este trabalho, tem-se como objetivo geral: compreender a contribuição dessas tecnologias na inclusão. E como objetivos específicos, temos: analisar o que é inclusão e quais recursos utilizados para que a mesma aconteça e identificar as vantagens do uso dessas ferramentas.  

2- Referencial teórico

A tecnologia assistiva é uma ferramenta a favor da educação inclusiva que encanta e atrai os alunos com necessidades educacionais especiais no processo de ensino aprendizagem promovendo seu desenvolvimento.

É preciso se conscientizar da relevância da tecnologia na proposta de inclusão educacional para educandos com ou sem deficiência, e para sociedade em geral. Tem a necessidade de que as escolas se organizem investindo na preparação dos seus docentes e nos recursos didáticos e tecnológicos.

A história das pessoas com deficiências educacionais especiais foi marcada pelo desconhecimento de vários problemas, distúrbios e deficiências, por conta de uma ciência ainda com poucos recursos, e a falta de informação, levava a uma divisão da sociedade entre os ditos normais e anormais, refletindo em uma lógica espacial, com espaços distintos para os dois grupos ou ainda com o extermínio das pessoas que não se enquadravam no padrão da “normalidade”.

A expressão educação inclusiva é um segmento da educação que trata das pessoas com necessidades educativas especiais (NEE). Nesse ramo entende que a escola é um espaço para todos e deve atender as necessidades dos alunos apesar das suas diferenças. Desta forma seu projeto político pedagógico necessita ressaltar a importância de construir um ambiente de aprendizagem acolhedor, confiável e de respeito entre os educandos. São consideradas crianças que precisam ser inclusas: Crianças com deficiência mental, superdotadas, com lesões de ordem física ou então por socioeconômico e cultural (Educação de jovens e adultos, indígena e quilombolas).

Entretanto, é preciso reconhecer que muitas instituições de ensino regular não estão preparadas para atender pessoas com NEE devido à ausência de profissionais (Professor auxiliar, Educador físico, Psicólogo), de estrutura física e recursos adequados ampliando as diferenças entre os alunos e aumentando a dificuldade de aprendizado dos alunos com NEE.

O processo de inclusão se refere a um processo educacional que visa estender ao máximo a capacidade da criança portadora de deficiência na escola e na classe regular. É um processo constante que precisa ser continuamente revisto e quando realizado de forma ineficaz gera consequências diretas no processo de aprendizagem, excluindo o aluno com necessidades especiais ou o “incluindo” de forma precária.

Nos dias de hoje, a sociedade está passando por grandes transformações, uma delas é o desafio de integrar as novas tecnologias no processo de ensino aprendizagem. De acordo com o dicionário Michaelis tecnologia “é a aplicação dos conhecimentos científicos á produção geral”.

Cada tempo foi definido por elementos tecnológicos que se fizeram relevantes para a manutenção da raça humana. Pode citar, por exemplo, o fogo e a água que eram utilizados para aquecer e matar a sede. Porém, existe um conceito novo chamado Tecnologia Assistiva (TA) que são todos os recursos e serviços que colabora para adequar ou aumentar as habilidades funcionais de pessoas com NEE e, portanto favorecendo a inclusão.

Existem também outros termos que servem como sinônimos da Tecnologia Assistiva, tais como “Tecnologia de Apoio”, “Ajudas Técnicas”, “Tecnologia Adaptativa” e “Adaptações”.

Recursos são dispositivos que favorecem a melhoria das funções funcionais. São utilizados geralmente por uma equipe principalmente das seguintes áreas: Fonoaudióloga, Fisioterapia, Educação, Terapia Ocupacional, Psicologia, Enfermagem, Medicina, dentre outros.

As tecnologias podem contribuir para tornar efetivo o direito de participar nos contextos sociais e culturais, escolares e profissionais, especialmente quando são utilizadas para dar resposta á diversidade. É preciso entender que, para muitas pessoas são a solução contra as barreiras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (81.5 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com