TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O racismo

Por:   •  17/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  507 Palavras (3 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

.

Trabalhar com o racismo é muito impotante na sala de aula, sendo que o racismo não está só na cor, mas também na classe social, na cultura e origem que nos rodeia e até mesmo no esporte.

Hoje ainda podemos ver com muita freguência atitudes, tanto nas ruas, escolas, e até mesmo na televisão cenas ou imagens que mostrão claramente, que nós vivemos em um país ainda muito racista e com desigualdades social. Porisso é importante trabalhar com as crianças sobre o preconceito dentro e fora da sala de aula.

Plano de Ação – Preconceito

O racismo na classe social

Metas-Proporcionar aos educandos atividades e situações que estimulem a inclusão social, entre a sociedade independente de sua raça, cor ou cultura, pois nós vivemos em uma sociedade em que todos somos diferentes, pois não se julga uma pessoa pela cor da sua pele, ou estilo, e sim por sua personalidade,o racismo causa, desigualdade, desunião, discriminação e preconceito.

Objetivo ajudar os alunos a lidar com o racismo, e a saber respeitar e conviver com essa diferenças.

Ativiadades a serem realizadas com a turma do 5 Ano do Ensino Fundamental.

• Pesquisar textos e fotos sobre o racismo, produzir um jonal “Diga não ao racismo” como um manifesto de conscientização. Distribuir o jornal nas escolas para conscientizar os alunos, professores e funcionarois.

• Produção de textos, apresentaçoes teatrais.

• Reunir os alunos em uma roda, abre espaço para conhecelos melhor. Para entender as relações de preconceito e identidade, apresentar revistas, jornais e livros para que as crianças se reconheçam (ou não) no material exposto. A roda é o lugar de propor projetos, discutir problemas e encontrar soluções. Também é o melhor espaço para debater os conflitos gerados por preconceitos quando eles ocrrem.

• Pesquisa sobre tipos de comidas africanas, história, tradição e sua cultura.

• Resumo da história Doce Princesa Negra- Solange Azevedo Cianni.

Dedenvolvido essa atividade em um trimestre, com culminância no dia 20 de novembro dia da Consciência Negra. Tendo como responsaveis professores, equipe pedagógica e administrativa.

Sendo que essas atividades serão realizadas através de pesquisa em livros, internet e jornais.

Considerações Finais

Em nosso trabalho docente temos que estar sempre atentos para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (45 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com