TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Movimentos Sociais

Por:   •  25/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.048 Palavras (5 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA[pic 2]

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS

CAMPUS XVII

COLEGIADO DE PEDAGOGIA

MOVIMENTOS SOCIAIS

Bom Jesus da lapa

2016


ANDREIA SILVA PEREIRA

MOVIMENTOS SOCIAIS

Trabalho solicitado pela professora Thaisa Ferreira, como requisito avaliativo da TEC III - Movimentos Sociais, no 8° semestre do curso de Pedagogia.

[pic 3]

Bom Jesus da Lapa

2016

A proposta desse trabalho tem suas bases nas contribuições dos estudos de textos discutidos em sala de aula e do filme a Historia de amor e fúria. Na abordagem do texto Sociedade Civil e Estado no Brasil, em que através das discussões compreendemos os diversos conceitos de sociedade civil partindo do seu surgimento em diversos países e no Brasil, e de sua relação e interação com o estado abordando históricos e mudanças significativas ocorridas com o passar do tempo.

A partir dos pontos discutidos sobre Sociedade Civil, que, segundo a Wikipédia, se refere ao “conjunto das organizações e instituições cívicas voluntárias”, tomamos conhecimento do marco histórico dessas organizações e de suas atuações e sobre o surgimento de várias associações por todo o Brasil.

Tais associações representam a sociedade que sempre lutou pela igualdade social e econômica, por melhorias através de movimentos sociais que causou um imenso impacto ao estado. Cabe aqui ressaltar, como vimos no filme “Uma Historia de amor e fúria” que tais movimentos surgiram no período de colonização, que aborda a luta dos índios contra os brancos.

Esse filme aborda uma realidade em partes desconhecidas por muitos, em que o personagem principal representa um grande líder que lutou contra a opressão como percebemos através das cenas e animações tal líder possuiu várias identidades, passando por vários eventos importantíssimos da historia do Brasil ganhando destaque em cada cena do filme pela luta contra os opressores.

Destaco aqui a primeira parte do filme por ser interessante para o entendimento de como tudo começou, pois foi a partir da luta dos índios tupinambás contra os colonizadores brancos que foram surgindo grandes movimentos com o passar do tempo contra a opressão. A luta do povo brasileiro começou desde a época da colonização, e foi criando forças com o passar do tempo, através das mudanças e transformações ocorridas nas mais diferentes épocas.

Foram grandes conquistas através de movimentos sociais que marcaram a Historia do Brasil. Foi uma historia sangrenta, onde ocorreram muitos massacres, muito sofrimento partindo da escravidão dos índios. Porém foi marcada por várias conquistas com o fim da escravidão, mas infelizmente até hoje muitos sofrem com a opressão, desigualdades sociais, fome, pobreza, desemprego, dentre outros, que mesmo com grandes movimentos sociais ainda prevalece nos dias atuais.

Voltando para o filme, cabe destacar aqui, o quanto foi enriquecedor tomar conhecimento que tal narrativa histórica é a que até então desconhecíamos, pois a historia oficial, abordada em livros, revistas, jornais e outros filmes, é bem diferente da historia relatada no filme “Uma historia de amor e fúria”. Pode até ser que alguns o veem como uma historia de puro romantismo, mas outros o verão com um olhar mais crítico, que traz a tona uma realidade antes desconhecidas da História do Brasil.

Através dos estudos dos textos, principalmente o texto sobre Sociedade Civil que abordam os mais diferentes conceitos em diferentes épocas devido às mudanças ocorridas, percebemos que as ações das organizações não governamentais foram significativas na luta pela democracia. As conquistas vieram com grandes lutas sociais. Cito por exemplo o fim da escravidão, pois isso só aconteceu depois de tanto massacre, após vários movimentos reivindicando o fim da opressão. A partir daí os movimentos foram criando forças, as lutas nunca cessaram, pois até hoje lutamos pela igualdade social, pelo fim da discriminação, pelo fim do preconceito, lutamos por dias melhores, enfim, pela democracia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (124.1 Kb)   docx (59.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com