TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRIMEIRO DIA DE AULA

Por:   •  8/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  559 Palavras (3 Páginas)  •  748 Visualizações

Página 1 de 3

PRIMEIRO DIA DE AULA

Primeiro dia de aula é um dia cheio de expectativas, tanto para professores como para os alunos. Imagina a cabeça dos alunos depois de um período longo sem nem pensar na escola, chega com vários colegas diferentes e um professor estranho o qual não tem nenhuma intimidade. A ansiedade para fazer novas amizades e torcer para que algum colega do ano passado tenha ficado na mesma sala.

Com base nas dificuldades, os professores tem que montar uma primeira aula para que eles deixem a timidez de lado, mas sempre com respeito, tem que deixar o aluno à vontade, mas com limites. Interagir com as crianças, mas ao mesmo tempo colocar as regras mesmo que seja de uma forma sutil a maneira de implantá-las, pois o aluno não pode ter medo de seu professor, pois ele vai der seu companheiro durante todo no letivo e tem que haver certa cumplicidade entre aluno e professor.

Então vamos pensar em algumas maneiras para a interação aluno e professor. Bom tem algumas brincadeiras que podemos fazer. No inicio da aula vamos entregar um crachá em branco para cada um para que elas escrevam os seus nomes neles, e depois eles vão se apresentar na frente e falar sobre suas qualidades e seus defeitos , segundo eles, o que mais gostam de fazer quando estão com suas famílias e o que não gostam de fazer, esportes preferidos e outras coisas que gostam.

Bom depois que todos se apresentarem é hora do professor falar e mostrar como planeja que seja o ano deles, falar das regras de boas maneiras e outras disciplinas, como respeitar os colegas e os fazer entender que vão ter todo apoio para aprender, terão além de um professor um amigo no qual eles podem contar as dificuldades no aprendizado, tirar dúvidas sem timidez do que os outros colegas vão pensar se vão rir enfim, o professor tem que ser a pessoa que o aluno mais confia na sala de aula e para isso acontecer tem que se ganhar a confiança do aluno desde o primeiro dia de aula.

Agora sim depois de todos apresentados vamos começar uma aula diferente em um processo para se ganhar a confiança da criança. Vamos dividir a sala em grupos depois vamos fazer umas atividades de perguntas e respostas, na qual cada grupo vai elaborar as suas perguntas e o outro grupo vai ter que responder. As perguntas podem ser sobre esportes, culinária, desenho animado enfim sobre temas adequados para idade deles. Elaborada as perguntas vamos começar a disputa, fazer um sorteio para saber qual grupo vai começar perguntando. O professor será o juiz, mas terá que dar toda liberdade para os alunos.

Vamos às regras da nossa brincadeira, o grupo que acertar a resposta do grupo rival soma três pontos quem errar fica com zero, o primeiro grupo a ser selecionado é por sorteio depois o vamos por ordem de como eles estão agrupados na sala de aula. No final o grupo que acertou mais respostas será o vencedor, mas todos terão a mesma premiação, pois nesse jogo o mais importante é a participação. A brincadeira para o professor vai ter o objetivo de avaliação de cada aluno para já ir conhecendo o mais tímido, o mais alegre, o mais bagunceiro, o mais aplicado essas referências vão servir para elaborar as atividades ao decorrer do ano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (53.7 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com