TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Por:   •  15/10/2020  •  Resenha  •  572 Palavras (3 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 3

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E[pic 1][pic 2]

TECNOLÓGICA

[pic 3]

Disciplina eletiva: Educação e Tecnologia 2020/2

Mestranda: Fabiana Imberti Liuth

[pic 4]

ADOLFO, Maicon da Silva; MACHADO, David; WARPECHOWSKI, Mariusa. Ensino e Aprendizagem de Biologia no Ensino Médio através da Informática Educativa. Anais do Workshop de Informática na Escola, [S.l.], p. 608, out. 2017. ISSN 2316-6541. Disponível em: <https://br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/7279/5077>. Acesso em: 05 out. 2020. doi:http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.608.

        [pic 5]

A tecnologia está presente em nosso cotidiano de forma massivo, mas mesmo assim é carente da sua introdução no ambiente escolar, se tornando em nossa atualidade algo indispensável em nossa rotina. Sabendo da importância da utilização de recursos tecnológicos no processo educativo da disciplina de Biologia, portanto o trabalho apresentado teve como objetivo verificar o impacto do uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no processo de ensino e aprendizagem de Biologia no ensino médio.

        Os recursos tecnológicos são vivenciados diariamente pelos estudantes, ao qual há muita facilidade no manuseio, e, portanto, é um recurso de fácil adesão ao serem introduzido no contexto escolar. Então, a problemática se deu pela necessidade de analisar em que medida ao introduzir recursos tecnológicos trazer benefícios para a aprendizagem dos estudantes, em comparação a uma aula expositiva, já que há um número elevado de alunos que reprovam nas disciplinas da Área da Natureza que englobam Física, Química e Biologia.

A metodologia do trabalho foi desenvolvida através de estudo de caso e do método comparativo em uma escola de ensino médio. Primeiramente iniciaram-se a observação do ambiente escolar, descrevendo a estrutura, salas, entre outros. Foram selecionadas duas turmas do segundo ano do ensino médio como público alvo. Juntamente com a professora titular da turma foram elaborado o planejamento de aulas, sobre os temas de Nutrição e Sistema Digestório. Utilizando-se de recursos tecnológicos em ambas as turmas, mas com os conteúdos distintos, e posteriormente a não utilização desses recursos nas duas turmas e novamente os conteúdos diferentes.

As TICs - tecnologia de informação e comunicação-, utilizados foram: imagens digitais, simulações, vídeos, pesquisa na Internet e softwares de apresentação de slides. E para as aulas expositivas, sem a utilização de nenhuma TICs, foram utilizados o quadro branco, livro, revistas, papel, cartolina, lápis e caneta, pois deveriam elaborar um folder informativo.

A avaliação dos alunos ocorreu nas duas turmas, compreendia 20 questões, sendo elas, 5 do tipo objetiva simples, 5 objetivas compostas, ambas demandavam justificativa para as respostas selecionadas, 8 questões descritivas e duas questões envolviam cálculos. As avaliações realizadas foram idênticas para ambas as turmas visando efetuar um comparativo do desempenho dos alunos ao usar tecnologia e ao não usar tecnologia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (114.6 Kb)   docx (38.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com