TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagigia

Por:   •  27/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.080 Palavras (5 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução:

Esta ATPS vai expor alguns tipos de atividades que se deve manter na rotina das duas primeiras series do ensino fundamental e como as mesmas devem  serem aplicadas.

Ressalta também a importância que a rotina no cotidiano escolar tem para a vida dos alunos em quanto discentes e como essas atividades poderá influenciar no futuro dos mesmos como cidadãos.

È importante para o inicio dos dois primeiros anos no cotidiano escolar manter uma rotina, clara e definida, onde esta não deve ser transformada em uma lista de regras rígidas, obrigando os alunos a se adaptarem as mesmas, mas devem ser atividades respeitosas ao que se refere ao ritmo de cada criança.

A rotina possibilita orientar os professores, administrar as ações das crianças, possibilitando também a resolução de qualquer inconveniente que possa surgir no dia-a-dia, estas realizações diárias devem  serem atividades que de oportunidades habituais em relação a ordem, a preservação da saúde física e mental, a organização, higiene, o repouso, alimentação correta, o tempo e o espaço adequado para serem realizadas as ações dos discentes, estas devem serem organizadas com mais ou menos movimentos, individuais ou em grupos, que tenham diferenciação em maior ou menor grau de concentração da atenção, o educador deve determinar entre todas estas atividades a hora do descanso, da alimentação da higiene, da recreação com brinquedos, do jogo e dos estudos.

È importante ressaltar que as atividades rotineiras contribuem para construção da identidade e o desenvolvimento da autonomia, formação pessoal, social e conhecimento do mundo, em geral as rotinas nas atividades escolares são benéficas em vários aspectos como:

  • Construção do conhecimento aos diferentes conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais.
  • Valoriza a presença e a participação de cada criança nas atividades sem vantagens ou desvantagens para nenhuma delas.
  • Possibilita dividir funções, responsabilidades com o objetivo de atingir a utilidade psicossocial da criança como cidadã conforme sua própria aprendizagem.
  • Amplia conceitos e vivencias com a exploração das atividades.
  • Atente as necessidades de variação, criação e alternância, a partir das atividades em prática.

Existe algumas atividades que podemos exercer em sala de aula que devem fazer  parte das atividades diárias, como por exemplo:

  • A chamada
  • Ensinar os dias e meses do ano
  • Noção de tempo como, hora do recreio, estudar, brincar e descansar.
  • Concentração nas atividades.
  • Convívio em grupo.
  • A valorização do outro como pessoa e o respeito ao próximo.
  • Responsabilidade com seus direitos e deveres.

Com base nestes requisitos é possível ter atividades rotineiras e essenciais sem ter a necessidade de ser algo repetitivo e maçante, e um deles é a chamada que deve ser feita todos os dias, e pode ser algo divertido e instrutivo, o educador pode organizar os alunos nas carteiras, em roda ou em grupos pequenos e pedir para as crianças olharem em volta e observar quem esta  presente ou ausente, perguntar aos mesmos se eles sabem o motivo da falta do colega, outra maneira é produzir junto com os estudantes uma chamada didática com barbante, bonecos de papel, fotos das crianças e pregadores, depois de tudo feito pendura o cordão com os bonecos individualmente e as fotos e nome  em cada um deles, separando-os entre meninos e meninas ou da forma que demanda a necessidade do grupo com isto vai ser trabalhada a atenção e a observação das crianças em relação as faltas ocorridas no dia com os bonecos que sobraram.

É interessante também definir um ajudante do dia através de sorteios, pelos alunos que já foram escolhidos, o objetivo desta atividade é adquirir o uso de regras, responsabilidades e disciplina.

Elaborar as atividades do dia junto com os alunos através de varias dinâmicas, especificadas na lousa, em cartazes que  nomeiem ações como jogos, vídeos, construção de desenhos, organização referente a saída para o intervalo, idas ao banheiro, este processo da elaboração das atividades da noção aos alunos de inicio, meio e fim.

È primordial ensina-las a coerência dos dias, datas, meses e anos e para caracteriza-las existe algumas formas, calendário, datas comemorativas como aniversario dos colegas, iniciar o dia fazendo perguntas, você sabe que dia é hoje? Em que mês estamos? E que dia será amanhã? Fazer a contagem de quantos dias faltam  para acabar o mês.

Outra maneira descontraída é as comemorações de aniversários, deve-se elaborar uma lista com o nome e a data de nascimento de cada aluno e depois transferir tudo para um cartaz ou em forma de fichas organizadas por ondem cronológica esse cartaz fica exposto durante todo ano, para que haja o acompanhamento diário das datas de nascimento dos aniversariantes ou a data mais próxima, caso ocorra em dias não letivos,  possibilitando a turma toda comemorar o aniversário do colega.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (88.3 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com