TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Poema O Girassol Vinicius de Morais

Por:   •  1/11/2021  •  Dissertação  •  256 Palavras (2 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 2

A professora em sua aula de língua portuguesa explora o poema de Vinicius de Morais, “O Girassol”. Neste contexto ela traz uma reflexão sobre a pandemia, sobre as políticas que envolve a nossa vida, bem como a parte poética do poema. Portanto a professora explora um conjunto de valores, elementos culturais e históricos que compõem a nossa sociedade.

Entre as competências estimuladas na aula, a que mais se destaca é a “agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários”. (BRASIL, 2017 p. 10).

Observa-se que a aula se torna flexível, e prazerosa diante do dialogo explorado pela educadora, pois destaca características diversas, e assuntos relevantes ao tema da aula.

Assim a Base Nacional Comum Curricular (2017), destaque que o ensino de Língua portuguesa precisa considerar um conjunto de princípios e pressupostos, ou seja, correspondentes a práticas de linguagem, que neste estão incluídos a oralidade, leitura, escuta, produção escrita, entre outros.

No contexto de trabalho com as competências gerais faz se um trabalho multidisciplinar. E a melhor maneira de trabalhar com estes componentes curriculares e fazer o desenvolvimento humano global e a sua formação plena esta ligada em um trabalho pedagógico com projetos interdisciplinares. Consistindo assim, em um conteúdo contextualizado com a realidade do aluno, levando para sala de aula temas atuais e desafiadores.

Referencia:

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em:

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNC C_20dez_site.pdf. Acesso em:

09 mar. 2021.

EDILMA. Videoaula de português: alunos do 2º Ano do Ensino Fundamental. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=Plg1hhJNU30. Acesso em 09 mar. 2021.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (40.1 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com