TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pojeto Multidisciplinar

Por:   •  8/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.114 Palavras (5 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 5

 PROJETO---------------------------------- ETAPA 01 PASSO 01.

PROJETO UMA NOVA CULTURA DE APRENDIZAGEM.

A prática pedagógica é uma  forma de conceber educação por meio de desenvolvimentos de projetos, onde envolve aluno, professor tecnologia e interações que se estabelecem no ambiente de aprendizagem,  ambiente este que é criado para que se promova a interação dada entre tais elementos . O desenvolvimento-adquirido por parte do aluno proporciona a constituição de diferentes áreas do saber que se através de pesquisas para significativa compreensão e por busca de informações e por representações de uma situação problema.

A cultura do aprendizado não se fará por novos métodos e conteúdos que tragam melhorias ao sistema educacional ao sistema educacional vigente e neste sentido a escola deve :

  • Atender a demanda da sociedade
  • Considerar as expectativas e necessidades dos alunos                
  • Dispor de espaço para que professor e aluno tenham autonomia para desenvolver o processo de aprendizagem de forma cooperativa.
  • Tomar decisões, formular  e resolver problemáticas de situações contextuais, desenvolvendo capacidade de trabalho em equipe.
  • Desenvolver a habilidade  de aprender à aprender.
  • Adequar–se a novas tecnologias promovendo uma nova cultura de aprendizados que privilegiem a construção do conhecimento e comunicação.

O Desenvolvimento de um projeto abrange a participação , cooperação e articulação para o seu processo de construção.

O professor que trabalha com projetos de aprendizagem respeita distintos estilos e ritmos de trabalho dos alunos, desde o planejamento, tema e a respectiva problemática a ser pesquisada.

A reflexão sobre a mudança escola para uma escola que incentive a criatividade, a iniciativa, espontaneidade, questionamento, vivencia, cooperação, o dialogo e solidariedade, tudo isso seda à partir  de uma mudança pessoal e profissional .

Contudo para transformar educacional é preciso que esse retorno ultrapasse os limites  os limites da sala de aula, envolvendo e constituindo assim comunidade escolar com dirigentes, funcionários administrativos , pais de alunos, professor e também a comunidade na qual a instituição escolar esta inserida.

No cenário da educação atualmente uma das temáticas que vem sendo discutida é o trabalho por projetos. Mas como podemos definir os seguintes projetos:

  • Projeto politico pedagógico.
  • Projeto de sala de aula
  • Projeto do professor
  • Projeto dos alunos
  • Projeto        da informática
  • Projeto da escola
  • Projeto da biblioteca

Dentro do âmbito escolar essa diversidade de projetos preocupa o professor em saber como situar sua pratica pedagógica proporcionando aos alunos uma nova forma de como aprender integrando distintas mídias na atividade do espaço escolar.

Na pedagogia de projetos, no processo de produzir o aluno reconstrói os seus reconhecimentos levantando duvidas, pesquisando e criando relações que incentive as novas buscas e descobertas.

Sendo assim podemos afirmar que o professor deixa de ser o centro do processo de atuação, que ensina por meio da transmissão de informações, e passa a criar novas situações de aprendizagem cujo o foco coincida com  relações estabelecidas nesses processos,  é papel do professor interceder para que o aluno possa então encontra sentido no que esta aprendendo à partir de relações que são criadas nessas situações.

Podemos dizer que pelo fato da pedagogia de projetos não ser um método a ser aplicado na composição da escola , o professor tem uma certa liberdade de agir, que de costume não acontece no seu cotidiano escolar, contudo tal situação gerar certa descomodidade em desenvolver a pratica pedagógica, caso não se encaixem nessa perspectiva de trabalho.

A gênese e a evolução do conhecimento foi a ênfase dos estudos de Piaget , daí o termo epistemologia.

Segundo Piaget há uma diferença  entre o fazer com sucesso e compreender aquilo que foi feito. O processo de ensino aprendizagem é bastante baseado na ideia de que o aluno demonstre o que ele aprendeu, e se o mesmo é capaz  de aplicar as informações adquiridas com sucesso, sendo que o bem sucedido entendimento não significa o compreendimento foi atingido.

Uma tentativa de tornar a aprendizagem considerada no interesse do aluno esta relacionada com situações familiares , podemos dizer que tal tentativa se da através o desenvolvimento dos projetos educacionais como estratégias pedagógicas, sugere Paulo Freire (1970).

Entende-se que um fator relevante dentro das praticas pedagógicas é a diversidade, por meio de diferentes dinâmicas promovendo a construção do conhecimento por parte do aprendiz, o trabalho com projetos é favorável porem é tarefa do professor explorar pedagogicamente as potencialidades  na qual favorece o entender , finalizar um projeto nem sempre é sinônimo de construção do saber .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (52.1 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com