TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Politica Educacional Brasileira

Por:   •  19/7/2016  •  Resenha  •  548 Palavras (3 Páginas)  •  921 Visualizações

Página 1 de 3

hp plotter designjet t120 24 cq891a

Universidade Federal de Pernambuco
Centro de Educação
Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional
Curso de Pedagogia

Professor: Ildo Lira
Disciplina: Política Educacional Brasileira
Aluna: Maria Ubiracilda Fernandes de Melo Silva
Turma: PC

A disciplina de Política Educacional Brasileira proporcionou ao longo do curso a reflexão, discussão e o estudo do que diz respeito às decisões que o Poder Público toma em relação à educação analisando o alcance das medidas educacionais tomadas pelo Estado brasileiro. Esse estudo ajudou a compreender as políticas em educação no percurso histórico brasileiro, discutindo suas implicações no sistema educacional e contexto escolar, analisando  as relações existentes entre educação, estado e sociedade. Foi possível também discutir a organização, a gestão e o financiamento da educação brasileira, identificando as atribuições e competências de cada esfera de governo, analisando e compreendendo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96), bem como os Parâmetros Curriculares Nacionais e as Diretrizes Curriculares.

Baseado no que foi exposto pela disciplina de Política Educacional Brasileira, tive  subsídios teóricos acerca do papel das políticas educacionais no âmbito do sistema educacional brasileiro, mais especificamente nas políticas referentes a educação infantil. Isto contribuiu de forma significativa para a escolha do tema e produção do meu trabalho de conclusão do curso de Pedagogia. Escolhi para tema de meu Trabalho de conclusão de curso AVALIAÇÃO DA ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: um olhar crítico nos critérios, instrumentos e formas de registros utilizados pela professora durante o processo avaliativo. Tendo como Objetivo Analisar as concepções e a organização do processo avaliativo (critérios, instrumentos, formas de registros) da aprendizagem da escrita desenvolvido pelas professoras do grupo V da Educação Infantil da Prefeitura do Recife.

A partir do aprofundamento do estudo das políticas educacionais voltadas para a educação infantil analisei a relevância da aprovação da lei número 12.796/2013 onde torna obrigatória a matrícula de crianças na educação básica a partir dos quatro anos de idade, onde as redes estaduais e municipais de ensino do país terão até 2016 para se adequar e acolher os alunos. Isso fez com que direcionasse meu TCC para a avaliação na educação infantil como sendo um processo indispensável no contexto educacional como objetivo fundamental para o desenvolvimento do aprendizado das crianças.

Com isso, todo o processo de avaliação não pode se tornar algo aleatório gerando um distanciamento entre o processo de avaliação e o ensino das crianças. Deve-se, portanto, estabelecer critérios e instrumentos claros de avaliação. Na região metropolitana do Recife existem os Centros Municipais de Educação Infantil, no qual introduzem as crianças ao universo da leitura e escrita, com foco no processo de alfabetização infantil. As Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil- DCNEI (2009) solicitam que as instituições ofertem essa etapa de ensino, possibilitando que a criança tenha a oportunidade de participar deste processo de alfabetização ainda mais cedo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (115.4 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com