TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Primeiro Dia de Aula

Por:   •  21/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  902 Palavras (4 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

TRABALHO EM GRUPO – TG

Aluno(s): Kelly Menezes RA 1322696

POLO FRUTAL

2016

Tema: Primeiro Dia de Aula

O primeiro dia de aula costuma ser difícil para algumas pessoas, pois há o temor do desconhecido e, inevitavelmente, surge uma série de questões que ficam girando na cabeça. Como será? Quem estará lá? Como serei recebido? Será que vou me dar bem com a galera? Entre outras, tantas dúvidas que, com um pouco de ansiedade, deixam qualquer pessoa em uma situação pouco confortável. Todo início de ano vemos a criançada mais nova chorando na porta da escola e muitos pais não ficam atrás no quesito “chororô” pela separação dos seus filhos; mas e os professores? Como eles se preparam para enfrentar as situações externas e administrar ainda seus próprios temores e conflitos internos? Ao assistir ao filme “Como estrelas na Terra” (título original: “Taare Zameen Par”), produção indiana de 2007, do protagonista e diretor Aamir Khan, ele faz uma abordagem dinâmica desse primeiro contato com uma turma na qual ele será o substituto; ele toca flauta todo fantasiado e canta a música “Bum Bum Bole” e interage de forma surpreendente com os alunos que não estão acostumados com esse tipo de comportamento.

Inspirados nessa produção que visa à valorização dos alunos, à motivação deles para com as aulas e ao processo de inclusão individual, responda a seguinte questão: O que você seria capaz de fazer no primeiro dia de aula para encantar seus alunos? Desenvolva uma atividade fora dos padrões convencionais, interagindo com seus alunos de maneira surpreendente e inovadora nesse primeiro momento e descreva cada uma das propostas a serem colocadas em prática. Inspire-se e bom trabalho! Observação: o trabalho deve ser feito no arquivo Word, com capa de apresentação e seguindo as normas da ABNT.

Plano de aula: Primeiro dia de Aula.

Público-alvo: 1º ano (Ensino Fundamental).

INTRODUÇÃO

A fim de tornar este momento mais tranquilo e acolhedor, criamos uma sugestão do que poderia ser feito no primeiro dia de aula, pois a criança em fase de transição entre a Educação infantil e o Ensino fundamental encontra-se em um momento muito delicado, pois há uma mudança de escola, de professores, de colegas, o que pode causar muita ansiedade em seu primeiro dia de aula. Deixar os pais, muitas vezes não conhecer ninguém, estar num lugar onde nunca se esteve, pode ser assustador para estes pequenos, por isso , causar um bom impacto a esses pequeno é a maior intenção, fazendo com que se sintam felizes e protegidos.

Nossos objetivos são:

 Ajudar a criança a enfrentar sua ansiedade, promover entrosamento entre os alunos e conhecer a turma.

Serão necessários os seguintes recursos, para a realização deste plano de aula:

 Fantoche, rádio, pacote de bombons, cantigas de roda.

Além da sala de aula organizada de forma em que as carteiras sejam empilhadas para que haja um grande espaço vazio no centro da sala, no espaço deverão ser colocados tapetes ou colchonetes para que as crianças possam se sentar.

Recebendo os Alunos

A educadora deverá ficar na porta da sala recebendo os seus alunos e direcionando  eles para que se  assentem nos colchonetes ou tapetes, no interior da sala o rádio estará tocando músicas infantis para alegrar o ambiente.

Após  todos os alunos presentes, a professora pegará a fantoche e poderá dar inicio a um  diálogo , como segue abaixo:

Professora: Bom dia Crianças!

 Professora: Eu sou a professora (nome) e essa aqui é a nossa amiguinha Ana (fantoche)! Fantoche: Oi gente! Tudo bem com vocês?

Professora: A Ana  não queria vir para a aula, vocês acreditam?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (128.9 Kb)   docx (50.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com