TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto integrato 4 periodo

Por:   •  21/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  27.140 Palavras (109 Páginas)  •  538 Visualizações

Página 1 de 109

FACULDADES OPET

CURSO DE PEDAGOGIA

LIBRAS II

CURITIBA

2015

ESTEFANE CRISTIANE ACHENDER

LUANA MARA RODRIGUES PASSOS

RÉGIS MARCELO TRENTIM

TAIANA APARECIDA DA SILVA

LIBRAS II

PROJETO INTEGRADOR

TEMA: PLURALIDADE CULTURAL

 

Trabalho apresentado como requisito parcial à conclusão da disciplina de Libras II, do curso de Licenciatura em Pedagogia realizado pela Faculdades Opet.

Prof. Orientador: Flávia Luiza Percegona Zanoni.

CURITIBA

2015

A partir das publicações de pesquisadores e estudiosos da área da educação, torna-se possível fazer análises e tirar conclusões a respeito da importância de se trabalhar a pluralidade cultural nos mais diversos segmentos educacionais considerando as questões que permeiam a Lei Federal 10.639/2003.

O objetivo deste estudo é a compreensão das diferenças, e a necessidade de se desenvolver práticas pedagógicas que combatam pensamentos e ações discriminatórias que envolvem questões de raça, gênero, aspectos físicos, emocionais, cognitivos e culturais. De acordo com Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental e segundo o pensamento de Paulo Freire “Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo” (FREIRE, 1987, p. 13).

Ao elaborar o currículo de uma instituição escolar, é de suma importância que o docente considere em suas aulas a cultura e o conhecimento dos alunos inseridos no âmbito escolar. A pluralidade cultural tem como importância trabalhar com outras culturas, costumes e conhecimentos para a formação do indivíduo e uma convivência mais tolerável. Identificar e abordar as diferentes formas de discriminação é um processo que deve iniciar no interior de cada educador, pois todos nós trazemos mesmo que implicitamente algum desses conceitos que nos foram embutidos ao longo de nossa formação social.

Devemos então pensar a relação entre o ensino e a aprendizagem a cerca da pluralidade cultural, partindo de problemas instituídos dentro do próprio ambiente escolar, dimensionando o impacto que as ações tomadas diante destas questões irão causar a curto e a longo prazo., ressaltando o destaque dos PCN’s em relação a Pluralidade Cultural, na oferta para os alunos  de “oportunidades de conhecimento de suas origens como brasileiro e como participante de grupos culturais específicos”.

Através dos PCN’s (Parâmetros Curriculares Nacionais, 1997) podemos desenvolver situações onde a cultura e os conhecimentos do aluno podem ser utilizados como instrumento de ensino, além de possibilitar a ele o conhecimento de outras culturas, mostrando suas diferenças e semelhanças. A Pluralidade Cultural pode ser utilizada como ligação para o trabalho interdisciplinar na Educação em vários momentos, como podemos exemplificar: ao ensinar sobre uma modalidade esportiva, o docente poderá trabalhar a cultura da modalidade esportiva, sua origem, qual biotipo de quem pratica, em qual parte geográfica é praticada, e muito mais.

Além disso, a Pluralidade Cultural traz oportunidades pedagógicas muito interessantes, motivadoras, que relacionam não apenas com a escola, mas também com a comunidade local e sociedade.  Este tema possibilita ampliar questões do cotidiano para o âmbito mundial e vice-versa, colocando-se assim simultaneamente, como objetivo e como meio do processo educacional. Diante deste pressuposto acreditamos que nossas ações devam estar pautadas com respeito e aceitação da diversidade de etnias, crenças, costumes, valores que caracterizam a população brasileira.

De acordo com os PCNs, pluralidade cultural: “Diz respeito ao conhecimento e à valorização das características étnicas e culturais dos diferentes grupos sociais”. Ou seja, não significa aderir aos valores do outro, mas sim, respeitá-los como expressão da diversidade, sem qualquer discriminação, ressaltando que não se trata de divisão ou enquadramento da sociedade em grupos culturais fechados e sim pelo convívio e pelas opções pessoais, sendo que a relação interpessoal contribui para as transformações necessárias à construção de uma sociedade mais justa.

Segundo Vygotsky (1896-1934) o desenvolvimento de um individuo depende de sua interação com a cultura e a história da sociedade da qual faz parte. Assim a aprendizagem consiste na interação com outros indivíduos. "O comportamento do homem é formado por peculiaridades e condições biológicas e sociais do seu crescimento" (VYGOTSKY 2001, p.63).

O aluno precisa estabelecer conexões entre o que aprende no ambiente escolar a suas próprias vivências e vice versa, com um ensino provido de sentido, havendo uma troca entre professor e aluno. De acordo com Freire:

o diálogo é uma exigência existencial.  E, se ele é o encontro em que se solidariza o refletir e o agir de seus sujeitos endereçados ao mundo a ser transformado e humanizado, não pode reduzir-se a um ato de depositar ideias de um sujeito no outro, nem tampouco tornar-se simples troca da, ideias a serem consumidas pelos permutantes (FREIRE, 1987, p.45).

Sendo assim, o docente é desafiado a compreender essas mudanças e reinventar as práticas pedagógicas inovando, formulando problemas e articulando possíveis soluções através da troca de experiências e de conteúdos que se interligam e associam-se. Preparando assim os alunos a compor uma rede ampla de aprendizagem formativa, crítica e multicultural.

A Pluralidade Cultural enfatiza tendências culturais que convivem com a população oferecendo informações, alternativas e formando novas mentalidades. Porém se faz necessário enfatizar ao docente que impedindo que o aluno tenha bens materiais e culturais produzidos na sociedade, excluindo-o da participação coletiva, possivelmente formaremos cidadãos preconceituosos e discriminadores.

Para que de fato aconteça a Pluralidade Cultural, é necessário que o docente saiba discutir a diversidade cultural a partir das próprias diferenças dos alunos, é um modo de conduzir o tema da forma mais próxima da realidade na qual estão inseridos, contextualizando a abordagem para qualquer assunto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (186.8 Kb)   pdf (879 Kb)   docx (968.2 Kb)  
Continuar por mais 108 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com