TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE INTERVENÇÃO ESCOLAR – ATRASOS NO HORÁRIO DO PERÍODO NOTURNO

Por:   •  5/12/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  889 Palavras (4 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO[pic 1]

DEPARTAMENTO DE QUÍMICA

WILLIAM SANTOS DA SILVA

PROJETO DE INTERVENÇÃO ESCOLAR – ATRASOS NO HORÁRIO DO PERÍODO NOTURNO.

PRÁTICA II

RECIFE

2014

INTRODUÇÃO

Neste trabalho, serão abordadas as questões que envolvem a alta taxa de alunos atrasados no período noturno, onde, observou-se que é o período onde há mais atrasos na escola Professor Leal de Barros. O projeto de intervenção escolar em questão tenta trazer possibilidades, sugestões e soluções para que a escola venha a tratar esse assunto com maior propriedade, levando-a assim a ter um comprometimento maior no cumprimento do horário previsto para o início das aulas no turno da noite.

A ESCOLA

A Escola de Ensino Fundamental e Médio Professor Leal de Barros encontra-se na Rua Antônio Borges Uchôa, sem número, no bairro do Engenho do Meio, na cidade de Recife – Pernambuco.

A escola possui uma boa estrutura de sala de aulas, biblioteca, refeitório, sala de áudio e vídeo, laboratório de Ciências e recinto dos docentes.

 

DESENVOLVIMENTO

        De acordo com o Ministério de Educação, o Brasil tem cerca de um terço dos alunos matriculados no período noturno. São mais de 2,7 milhões de estudantes brasileiros assistindo aulas durante a noite. Jovens e adultos dividem esses números de matrículas e muitos deles trabalham durante o dia, exercem suas funções enquanto estão fora da escola e o que os motiva a ir à escola depois de um dia exaustivo de trabalho? A grande maioria desses alunos, quando vão as aulas, chegam na escola em um horário bem avançado do que o horário estipulado pela secretaria de educação, que normalmente é de 18:30h. Esse é um grande problema, pois é um dos grandes fatores para que o desempenho no período noturno seja reduzido, visto que o aluno que chega na escola entre 19:00h e 19:30h já perde de meia a uma hora de aula por dia. As justificativas são sempre as mesmas, que o cansaço do dia a dia os faz perder o horário, ou que os desmotivam. Então, qual o tipo de medida que a escola deveria tomar em relação a essa situação? Onde deve ser atacado e qual as medidas devem ser seguidas?

As direções escolares tendem a ter uma exigência no horário dos alunos de turnos diurnos ou vespertinos, porém há uma maleabilidade no horário noturno. Essa flexibilidade nos horários ajuda os alunos? A maioria deles afirma que sim, porém os resultados pela lógica de que há perda de conteúdo nos mostra que não. Se todos os dias o aluno se atrasa por 1 hora, no fim da semana serão 5 horas de aulas perdidas. Em um mês, o aluno perderá em torno de 25horas de aula e o reflexo dessa bola de neve vem no final do bimestre, onde as notas despencam.

        

INTERVENÇÃO

        A proposta deste projeto de intervenção é trazer alguma forma de interação da escola para com esses alunos que sofrem com as conseqüências dos seus atrasos, ajudando-os de uma melhor forma para que o conteúdo não seja perdido.

  • Compensação de Horários.

A idéia em questão é de, sempre que possível os professores das disciplinas onde se iniciam as aulas do período noturno estarem dispostos a repor os assuntos perdidos pelos alunos. A proposta seria utilizar um ou dois finais de semana a cada mês e realizar um tipo de revisão para aqueles que o professor achar que se encaixam na situação. Deixando claro que não seria algo obrigatório, pois assim, muitos dos alunos se sentiriam forçados a ir e conseqüentemente o abandono seria grande.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (156.4 Kb)   docx (296.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com