TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia do ciclo vital

Por:   •  18/4/2015  •  Artigo  •  6.128 Palavras (25 Páginas)  •  527 Visualizações

Página 1 de 25

PSICOLOGOGIA  DO DESENVOLVIMENTO DO CICLO VITAL :  A disciplina tem o objetivo de estudar o ciclo da vida e as características de cada um do ser humano  passa ao longo da vida fenômenos  de desenvolvimento humano o período pré natal ate a morte em diferentes contexto .

O Conteúdo programático esta dividido como é o ciclo da vida : PRIMEIRA ETAPA DA VIDA= (Concepção e gestação  do parto) ,( período de 0 a 2 anos - 1 ° infância), ( Período de  2 a 6 anos - 2° infância) , (período de 7 a 11 anos- 3° infância ) E ai termina o 1° ciclo da vida com a puberdade e adolescência entre 12 a 18 anos SEGUNDA ETAPA DA VIDA : Adulto Jovem de 18/20 anos a 40 anos, adulto médio de 40 a 65 anos , envelhecimento e morte , a morte pode acontecer a cada momento da vida , mais nessa matéria vamos entender como o termino  do ciclo da vida . INICIO DO CICLO VITAL: Concepção ou fecundação;  14 ° dia do ciclo menstrual . O espermatozóide no ovulo forma o zigoto; Zigoto: Ovulo fecundado pelo espermatozóide que vai para o útero célula a partir do qual se  desenvolve o ser humano , o zigoto ira descer  e alegar na parede do útero .Sintomas de gravidez, cansaço , falta de menstruação  , náuseas e vômitos .

GEMEOS FRATERNOS: = DIZIGOTICOS , mais de um ovulo é produzido e cada um deles é fecundado por um espermatozóides = 2 ovulo e com cada um sendo fecundado com um espermatozóide  com bebes com características genéticas totalmente diferente porque a base é diferente . É um ovulo e um espermatozóide formado formando um zigoto , ao mesmo tempo outro ovulo e outro espermatozóide  formando outro zigoto ,  neste caso pode ser um menino loiro  e uma menina morena , são irmãos gêmeos fraternos mais são diferentes porque a base é diferente  mais pode acontecer os GEMEOS IDENTICOS= MONOZIGOTIOCOS : É um único ovulo fertilizado divide-se sendo que cada metade desenvolve um individuo separado , é um único ovulo fecundado  por um único espermatozóide , e desse único zigoto ou célula à a separação em outros dos zigotos que vão permitir o desenvolvimento de 2 crianças e ai a base genética é a mesma sendo assim idênticos , pode ser 2 meninos ou 2 meninas iguais .

GESTAÇÃO: PERÍODO GESTACIONAL É DIVIDIDO EM 3 SUBPERÍODOS : 1º PERÍODO  GERMINAL OU FASE ZIGOTICA- Implantação do Zigoto nas paredes do útero 12/13 dias após a fecundação. 2° PERÍODO EMBRIONARIO : Formação da placenta do cordão umbilical e dos principais órgãos , período critico onde as vezes a mulher não sabe que esta grávida e não tem alguns cuidados e os principais órgãos estão sendo formado.3° PERÍODO FETAL : 8 semanas ate 38 a 40 ° semana ate o nascimento . PROBLEMAS NA GESTAÇÃO : (FATORES TERATOGENICOS EXTERNOS ) que podem afetar o desenvolvimento do bebe .Doenças da mãe , rubéola, sífilis, sarampo, hepatite, catapora , tifo, herpes genital ,AIDS  , /Ingestão de drogas , álcool cigarro , drogas pesadas / outros fatores dieta pobre  idade da mãe mais avançada , radiações, fator Rh tipo de sangue , estado emocional. (FATORES OU ERROS GENETICOS INTERNOS) Anomalia genética fenicetonúria, / doenças metabólicas. O leite possui um aminoácidos fenilalanina, prejudicial aos portadores deficiência mental.Muitas crianças não tem o mecanismo interno  para quebrar esse aminoácido e isso pode levar a uma anomalia neurológica uma doença mental , ai se faz o teste do pezinho para saber esse a criança apresenta essa anomalia , e se apresentar ela não pode ingerir o alimento materno / outro fator interno é o fator genético, anomalias cromossmo 21 (síndrome De Daw ) no momento do da concepção o bebe pode haver uma anomalia genética levando numa síndrome de dow..PARTO OU NASCIMENTO:  Momento em que o feto é retirado ou sai do útero materno . Tipos de partos = Normal ou na verdade natural todos não normais o parto mais saudável mais aconselhado para a saúde da mãe e do bebe ,  Cocoras , a mulher esta agaixada de cócoras ao  inves de estar deitada , fórceps o médico coloca 2 pas para ajudar o parto um parto com muitas dificuldades , induzido , o parto cezaria É uma cirtugia corta o abdomém  tira o bebe depois a placenta e faz uma sultura .          PROBLEMAS NO PARTO: ANOXIA  é a falta de respiração do bebe até no momento do parto a respiração do bebe é umbilical e a partir que corta a respiração é pulmonar , o bebe pode ficar arroxiado e causando um dano cerebral ,e trazer seqüelas depois ./PARTO PREMATURO: o bebe nasce antes das 36 ,38 semanas / BAIXO PESO  a criança nasce abaixo do esperado abaixo da tabela . FATOR RH , DEPRESSÃO POS PARTO , ECLAMPSE  pressão alta na mulher Todas as crianças ao nascer tem um apgar = São cinco critério ritmo cardíaco , ritmo respiratório , tônus muscular, reação a estimulação dos pes , cor  , no 1 minuto cada um desses recebe uma nota de 0 a 2 e nos últimos 5 minutos para chegar a uma nota o apgar do bebe criado por Virginia Apgar .

AGORA VAMOS  ESTUDAR A 1° INFANCIA 0 A 2 ANOS : DESENVOLVIMENTO FISICO MOTOR, COGNITVO, AFETIVO,LINGUAGEM,SOCIAL : A 1º infância são os primeiros 24 meses da criança , para quem trabalha com criança pequenas de 0 a 2 anos e meio é importante, compreender o funcionamento geral da criança para poder alem de estimular este desenvolvimento , diagnosticar compreender caso haja algum problema.DESENVOLVIMENTO FISICO E MOTOR 0 A 2 ANOS: Habilidades locomotivas = andar, correr, saltar, pular . Habilidades não locomotivas = Empurrar, puxar, inclinar / Habilidades manipulativas =agarrar,arremessar, pegar,chutar os autores dizem que nenhum outro momento acontece um desenvolvimento tão rápido , depois só de 2 anos ou 24 meses , é um período muito curto para suas habilidades  física e motora / 1°mês segura um objeto se colocado na sua mão /2° e 3° mês começa a bater em objetos ao seu alcance /4°e 6° mês rola em superfície ,alcança e segura objetos / 7° e 9° mês senta sem ajuda , engatinha, transfere objetos de uma mão para outra/ 10° a  12° mês fica em pé segurando sem apoio sem ajuda , agacha e inclina-se segura colher/copo/ 13° a 18° mês  caminha pra traz e lado, corre, rola uma bola, empilha blocos, coloca objetos em recipientes. Um avanço muito grande , quando trabalhamos com crianças temos que fazer planejamento para estimular esses desenvolvimento. Alguns fatores podem interferir no desenvolvimento físico e motor sim , hereditariedade os pais altos a criança também será ,existe a herança genética, as características físicas e motoras dos pais as crianças vai estar recebendo e também vai manifestar , nutrição e saúde A criança que não recebe uma alimentação saudável, ela pode ter uma perda física e motora em função dessa saúde, a criança que passa por vários internamentos isso também vai afetar o seu desenvolvimento.Equilíbrio hormonais Muitas vezes não existe essa preocupação mais é importante um acompanhamento no desenvolvimento dos níveis taxas hormonais nesse período. Estado Emocionais As crianças que não são cuidadas pelos pais , elas podem ter um baixo peso, estrutura menor, porque fatores emocionais interferem no desenvolvimento da criança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.4 Kb)   pdf (123.5 Kb)   docx (25.1 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com