TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Psicologia do desenvolvimento - Ciclo Vital - Observação de uma criança

Por:   •  13/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  756 Palavras (4 Páginas)  •  1.377 Visualizações

Página 1 de 4

Sexo: Feminino
Idade: 2 anos e 11 meses
Iniciais: L.M

A criança foi observada em sala de aula em uma E.M.E. I municipal (maternal).
É uma menina branca, de cabelos escuros, longos e encaracolados. Seu peso e altura parecem ser adequados para a sua idade.
É uma criança ativa e aparentemente bem carinhosa. Mora com seus pais, frequenta a creche e a escola, é levada para a escola pelos funcionários da creche e Na parte da tarde sua mãe vai pega-la, pois seus pais trabalham o dia todo.
Chegou puxando sua bolsinha pediu licença para a professora e entrou na sala de aula, onde já havia alguns coleguinhas. Agachou-se abriu sua bolsa retirando a canequinha de beber água e a colocou no lugar onde a professora ensinou para deixa-la todos os dias e também tirou outra bolsinha que trouxe para brincar.
Sentou em sua cadeirinha, mas não ficou nem um minuto sentada, já se levantou e foi pegar a boneca que a outra coleguinha trouxe.
A professora pediu para que ela deixasse a boneca com a colega e se sentasse. Sentou, virou-se para o colega ao lado e disse: “Não vou brincar com você, não vou!”
Como não para quieta em seu lugar se levantou novamente e foi do outro lado da sala e começou a bater na mesa, novamente a professora chamou a sua atenção.
De repente soltou um grito, dizendo que queria passar batom. Aparentemente L.M é muito vaidosa, pois sempre esta de unhas pintadas e de batom.
Na mesma hora se virou e foi mexer na bolsa do outro coleguinha que estava pendurada no cabide.
Chegando na hora de cantar as “musiquinhas” que a professora ensina L.M quer cantar mais alto que todos e pede silencio a sala, mas esta saltando e batendo na mesa.
Aparentemente é uma criança bem esperta e parece possui uma linguagem perfeita para a sua idade.
Na hora de realizar a atividade do dia a professora entrega para todos uma folha, sem esperar sua vez chegar L.M pergunta para a professora:
“Cadê a minha?”
A professora sorri e entrega a folha para L.M, logo em seguida pedi para que entregue a ela um giz de cera vermelho para poder pintar sua folha.
Nesse momento esta sentada fazendo sua atividade, mas não para, sempre observando o que os outros coleguinhas estão fazendo, nisso avisa a professora que o seu coleguinha ao lado não esta parando quieto.
L.M ficou concentrada em sua atividade e logo em seguida perguntou se estava lindo a sua pintura, mas antes mesmo de ter a resposta de sua pergunta duas coleguinhas começaram a se empurrar chamando a atenção de L.M que logo parou de pintar e se levantou indo na direção do que estava acontecendo, chegando até a mesa das coleguinhas chamou a atenção de uma dizendo:
“Vou contar tudo para a sua mãe, você vai ver, vai apanhar dela.”
Então a professora novamente pede para que L.M vá para o seu lugar, a mesma obedece e vai sentar para terminar a sua atividade de pintura, logo ela grita que já terminou e vai em direção a professora para entregar, volta passa pelo armário batendo para fazer barulho, olha para a professora, sorri como se estivesse desafiando. Senta-se, mas fica olhando em baixo da mesa.
Na hora de ir ao banheiro, os coleguinhas foram para a fila e L.M ficou por ultimo, deitou-se no chão, olhando entre as pernas dos coleguinhas, enquanto todos estão em fila com as mãos para trás. A fila começa a andar e L.M se levanta, mas vai saltando, logo sobe em cima de uma mureta que tem no caminho até o banheiro, pedimos para ela descer, pois poderia cair e se machucar, L.M responde:
“Sou grande, não vou cair!”
Mas acaba obedecendo porque percebe que os coleguinhas estão todos em fila.
Chegando ao banheiro quer ser a primeira a usar, aparentemente L.M não consegue entender que na escola existem regras a serem seguidas, por conta disso pode estar agindo assim.
Voltando para a sala de aula, L.M esta na fila e faz uma pergunta para a sua professora:
“Estou boazinha né?”
Parece adorar elogios.
Chegando à sala de aula, L.M tira os sapatos não consegue ficar com eles nos pés, mas ao contrario de alguns de seus coleguinhas L.M tem facilidade de tirar e colocar os sapatos em seus pés.

Conclusão pelo grupo: Nesse período que L.M foi observada, em resumo a tudo percebemos que aparentemente é uma criança ativa, inteligente, carinhosa e participativa. Está sempre querendo ajudar os colegas, parece conseguir se relacionar com todos facilmente, mas aparenta agir como se sua vontade fosse maior que o seu desejo, querendo mandar em tudo e todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (51.1 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com