TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual Objetivo Dos Movimentos Sociais?

Por:   •  21/2/2020  •  Resenha  •  355 Palavras (2 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 2

Qual objetivo dos movimentos sociais?

O principal objetivo do movimento social esta associado ao contexto social e histórico mais amplo. Que é voltada para a questão da hegemonia e regime em um conjunto para determinar o momento histórico e seus  interesses de grupos sociais de base.

Os principais movimentos sociais no Brasil são os movimentos dos trabalhadores sem terra (MST), o movimento dos trabalhadores sem teto (MSTS) e os movimentos em defesa dos índios, negros e das mulheres.

Desde a criação do movimento Sem Terra se estabeleceu em volta de três importantes objetivos que é a lutar pela terra; lutar pela reforma agrária e a luta por uma sociedade justa e fraterna.

Existem grupos de movimentos populares como os sindicatos e organizações não governamentais que são conhecidas como ONGs. Que são formas de coletividade das organizações de movimentos sociais. Nos últimos anos criaram-se movimentos como LGBT e as defesas ambientais brasileiras.

Há vários tipos de movimentos sociais. Os Movimentos de classe: que têm como objetivo modificar uma organização social e suas relações entre as distintas classes da sociedade; Os Movimentos políticos: busca influencia da população para ter participação direta de decisões políticas, tendo objetivo de garantir transformações de cunho organizado na sociedade que estão inseridos. Os Movimentos reivindicatórios: são ações que estabelecem de questões de cunho imediato e com curto prazo.

Movimentos rurais: são movimentos voltados para o campo rural relação na distribuição das terras para a agricultura que é chamada de reforma agrária e na substituição do trabalho humano pelas máquinas. Organizações não governamentais (ONGs): que são organizações sócias que não visa ganhar dinheiro na organização de suas causas ou para auxiliação de seus grupos sócias especifico. Eles atuam em varias áreas como a educação, meio ambiente, saúde, assistente social e outros. Movimento do passe livre (MPL): é um movimento social autônomo, que não possui um partido, independente e tem o dever de oferecer gratuitamente um transporte publico de qualidade.

Escolher um movimento social e falar sobre ele.

Os movimentos reivindicatórios rogam por uma mudança rápida de uma determinada atividade que vem prejudicando um setor, por exemplo, a manifestação dos caminhoneiros, que pedia a redução no valor do combustível.

REFERENCIA BIBLIOGRAFICAS

https://www.stoodi.com.br/blog/2019/01/30/movimentos-sociais-o-que-sao/

https://www.mpl.org.br/

https://revistagalileu.globo.com/Revista/noticia/2013/12/movimento-passe-livre1.html

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (68.9 Kb)   docx (213.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com