TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questão Discursiva

Por:   •  22/8/2017  •  Dissertação  •  390 Palavras (2 Páginas)  •  541 Visualizações

Página 1 de 2

Questão Discursiva: A família é o primeiro grupo social da qual a criança faz parte. Na atual conjuntura que a sociedade se encontra, conceituar o termo família é algo ilusório. Por ser uma entidade dinâmica, está sempre se alterando e se formando de diferentes formas, fato este que impossibilita a conceituação única do termo família. O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, em seu volume 1, “Introdução” (1998, p. 76), destaca a importância de se rejeitar a ideia de que existe somente um tipo de família, uma vez que os enfoques mais recentes compreendem a família como “uma criação humana mutável, sujeita a determinações culturais e históricas, que se constitui tanto em espaço de solidariedade, afeto e segurança, como em campos de conflito, lutas e disputa”. A escola teve, portanto, seu papel ressignificado, considerando as mudanças da sociedade. Porém, apesar das mudanças da conceituação do termo família e do estereótipo, o seu papel perante a sociedade se perpetua, o de cuidar e educar seu filho, bem como da sua integração com a escola onde ele estuda. Com base nos fundamentos apresentados, elabore um texto reflexivo de 10 a 15 linhas, destacando como deve acontecer a integração entre família e escola, visando o pleno desenvolvimento da criança de educação infantil.

Ao longo do tempo a escola vem oferecendo um papel importantíssimo no desenvolvimento da criança, desempenhando a função de educar, cuidando da alimentação e higiene, zelando sempre pelo crescimento dos alunos. Ao analisarmos a função da escola que podemos observar o valor da comunhão entre a instituição de ensino e a família, buscando sempre o melhor para a criança na educação infantil.

As famílias devem sempre demonstrar seu interesse pelo comportamento e participação da criança em sala de aula, bem como interagir com os professores para que eles possam conhecer mais o aluno, visando o porquê das suas ações. A instituição deve proceder da mesma forma, buscando conhecer a família da criança e orientando-os se necessário.

Algumas escolas organizam reuniões de pais, para que possam debater sobre algum assunto em relação à educação dos seus filhos, dividindo informações sobre momentos na sala de aula e projetos que serão realizados ao longo do ano. Assim, através de diálogos, os laços entre a família e a escola serão fortalecidos, tendo em vista, um melhor desempenho do educando, facilitando o seu aprendizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (38.6 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com