TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Racismo Assimilacionista e o apartheid

Por:   •  18/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  337 Palavras (2 Páginas)  •  3.787 Visualizações

Página 1 de 2

        

Cultura Afro-indígena brasileira - EAD

AVC - Atividade Avaliativa

Aluna:  Jennifer Diana Faquinello Leite

Foz do Iguaçu-Pr

2018

Racismo assimilacionista e o apartheid

O racismo assimilacionista (Corrente que preconiza a assimilação de culturas periféricas pelas culturas dominantes.). Isso quer dizer que a cultura negra sua identidade suas crenças e costumes, são deixadas de lado pouco a pouco onde outra cultura dominante tomam seu lugar, então essa cultura afro passa a ser esquecida pelo seu próprio povo.

Diferentemente do racismo assimilacionista o apartheid, aconteceu explicitamente.

Na África do Sul, foram retirados os direitos dos negros e deram privilégios aos brancos, minoria no país. Onde foi feita divisão de negros e brancos, onde colocavam placas de indicação que negros não poderiam entrar. A população foi cadastrada e separada por raça, além de ser dividida fisicamente com a formação de áreas residenciais específicas. 

No Brasil as pessoas racistas associam geralmente negros ao crime. Diversas vezes vimos e ouvimos notícias que demonstraram que seguranças de lojas acabam perseguindo pessoas negras apenas por sua cor de pele, ou jovens negros inocentes foram mortos por ser confundidos com bandidos.

Temos casos de racismos todos os dias, nos transportes públicos, no mercado de trabalho, com o não oferecimento de vagas, muitas vezes é mascarado pela sociedade.

Em São Paulo episódios de racismo são frequentes, o caso mais recente aconteceu no último fim de semana, após um menino de 8 anos ser expulso da calçada de uma loja da grife “Animale, na Rua Oscar Freire, em São Paulo, por uma funcionária do próprio estabelecimento, pelo fato de ser negro. Outro caso que teve uma repercussão na mídia foi o do goleiro arranha em um simples jogo de futebol pela Copa do Brasil, em agosto do ano passado, sentiu na pele o racismo. Depois de ver seu time perder por 2 a 0 do Santos, a gremista Patrícia Moreira da Silva foi flagrada por câmeras chamando Aranha, goleiro do time rival, de “macaco”, e jogaram bananas para ele em campo.

Referencias

http://educacao.globo.com/artigo/apartheid-na-africa-do-sul-segregacao-racial.html ; acesso em 03/03/2018, 21:00.

https://exame.abril.com.br/brasil/5-casos-de-racismo-que-chocaram-o-brasil/ ; acesso em 03/03/2018, 21:10

 ; acesso em 03/03/2018, 21:15

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (179.7 Kb)   docx (68.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com