TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redação Discursiva Rio São Francisco

Por:   •  24/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  558 Palavras (3 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 3

Questão 1 - Transposição do Rio São Francisco

Iniciada em 2007, a transposição do Rio São Francisco é a principal obra do governo federal para combater os efeitos da seca. O projeto visava levar água ao nordeste para suprir a seca por falta de chuvas naquela região.

A água iria impulsionar o comércio no Nordeste e alimentar os animais e o plantio

Apesar de ter identificado muitos obstáculos para a transposição do rio, esse projeto seria um avanço muito importante para a população do Nordeste onde traria a melhoria da empregabilidade, por isso, foi levado adiante.

O projeto tinha como objetivo levar água a quatro Estados do Nordeste Brasileiro que sofriam com as secas, o que levaria a construir mais de 400 quilômetros de túneis para o bombeamento de água para estes Estados.

Este projeto visa o consumo da água para as pessoas, os animais e suas vegetações, a qual sucumbiam a secas. Embora as críticas ao valor que seria a realização de tal projeto tinham que se colocar em consideração que seria um passo grande a ser dado em favor de quem sofria com a seca no Nordeste.

Os pontos positivos que se pode verificar com esse projeto, seria o fim da seca no Nordeste, o aumento de vagas no mercado de trabalho, a agricultura e a criação de animais, que se tornaram possível com a chegada das aguas do rio São Francisco.

Outro ponto positivo foram as criações de cisternas no Nordeste só foi possível com a realização deste projeto, pois a criação dos animais e a colheita do plantio era algo raro por falta de agua.

Os pontos negativos é que toda obra desta magnitude implica em alta quantia de dinheiro que o pais tem de investir, e com isso acontecem os desvios de verba, pois essa obra pesou nos cofres públicos, e houve muito desvio por parte dos políticos.

Questiona-se também os impactos ambientais decorrentes da obra, como o desmatamento e os prejuízos à biodiversidade.

 

Questão 2 -  A população da região semiárida do Nordeste Brasileiro vem sofrendo com a estiagem a quase 2 séculos. A falta d’agua nessas regiões provocam problemas sociais como doenças, desemprego e problemas econômicos para os estados afetados. A situação de emergência decretada pelo governo de Pernambuco foi sancionada com a chegada da água do rio na região. Graças ao desempenho do Governo Federal e de políticas públicas.

Questão 3 – Sabemos que o projeto de transposição do rio São Francisco já é bem antigo, vem desde a época do império e já passou por diversos presidentes. Mas somente no mandato do presidente Luiz Inácio da Silva foi tirado do papel.

Com a transposição do rio concluída muitas pessoas serão beneficiadas, principalmente os ribeirinhos e agricultores da região.

 Para a população trata-se de um projeto que pode trazer esperança, se concluído com sucesso e no prazo determinado irá trazer empregos, renda e qualidade de vida para aqueles que viviam em uma região seca e sem perspectivas.

O projeto só trará bons resultados se os responsáveis controlarem o fluxo de agua para que seja bem distribuída. Além de investimento em saneamento básico e construção de cisternas e reservatórios, para que futuramente a região não volte a sofrer com a falta d’agua.  

Referências bibliográficas:

BARBOSA, Virgínia. Transposição do Rio São Francisco. Pesquisa Escolar Online, Fundação Joaquim Nabuco, Recife. Disponível em: <http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/>. Acesso em: 25 Set. 2017.

http://www.integracao.gov.br/web/projeto-sao-francisco Acesso em 25 Set. 2017.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (77.8 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com