TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade discursiva ava transposição Rio São Francisco

Por:   •  24/11/2017  •  Dissertação  •  501 Palavras (3 Páginas)  •  507 Visualizações

Página 1 de 3

QUESTÃO 1

O Brasil, sendo um dos maiores países do mundo, consequentemente é também repleto de uma variedade enorme de realidades. O Nordeste perece em meio a seca e baixa disponibilidade de agua, tendo apenas 3% de todo volume hídrico disponível no Brasil, onde somente no rio são Francisco se encontra 63% de toda agua existente no Nordeste.

Baseado nessa disponibilidade altamente concentrada somente nesse rio, foi projetado a sua transposição para criar efetivo acesso aos seus recursos. No aspecto social, o acesso facilitado a agua traz melhoria na qualidade de vida, visto que a sociedade humana se fundamentou em povoamento de áreas com esse recurso à disposição por motivos óbvios, saneamento, plantio, etc. O projeto de transposição visa atingir cerca de 390 municípios nordestinos.  

Sem que haja a acesso efetivo a agua e melhoria de vida da população, é impensável conceber a ideia de desenvolvimento rural e industrial, pensando desde a disponibilidade da mão de obra quanto ao mercado local e de sobremaneira o desenvolvimento social de todas as comunidades diretamente associadas.

QUESTÃO 2

O problema da seca no Nordeste é secular, desde o governo de dom Pedro II se pensava em soluções para o desenvolvimento regional, observado que a população sempre padeceu dos recursos básicos para a sobrevivência, essa escassez sempre foi o maior responsável pela miséria e baixo desenvolvimento sociocultural. Como solução para corrigir essas distorções, desde a criação da Iocs pelo governo Nilo Peçanha passando pra Epitácio Pessoa com políticas que visaram o desenvolvimento estrutural, com criação de estradas e incentivo a industrialização. A transposição por sua vez traz o recurso básico para que a estrutura tenha sentido, possibilitando crescimento efetivo e principalmente eficaz.

QUESTÃO 3

De fato, a transposição irá afetar a população do semiárido brasileiro, embora também põe em risco o equilíbrio de toda uma biodiversidade, pois afeta um dos rios mais importantes do brasil. O principal motivo dessa obra é o abastecimento de açudes e rios menores, com o fim de diminuir a seca nos períodos de estiagem. Porem devemos salientar que todas essas obras de nada adiantam se não for aplicada medidas preventivas contra vários fatores que podem tornar o projeto insustentável. A regular inspeção das empresas que terão acesso as aguas, para garantir que nenhum dejeto industrial seja dispersado diretamente pondo em risco a salubridade e a assim consequentemente a saúde da população que irá consumir direta ou indiretamente essa agua, com irrigação de plantio residencial e pecuária local.

Outros fatores que devem ser colocados na balança são os de sustentabilidade de todo o bioma envolvido. Alguns rios afluentes simplesmente não comportariam a quantidade de agua vindoura e simplesmente transbordariam inundando as regiões ribeirinhas, sendo esses provavelmente o local de maior concentração urbana, sem falar na introdução de várias outras espécies de animais que sem predação natural poderiam causar um desiquilíbrio entre as espécies e causar o desaparecimento de muitas delas. Políticas públicas de educação civil e de responsabilidade ambiental também são necessárias a fim de educar a população para que o correto manejo do recurso seja aplicado992114911

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (56.1 Kb)   docx (294.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com