TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reflexão movimentos sociais

Por:   •  2/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  732 Palavras (3 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 3

Assista ao vídeo "Movimentos Sociais", de Ilse Scheren-Warren e leia o texto de Ilse Scheren-Warren "DAS MOBILIZAÇÕES ÀS REDES DE MOVIMENTOS SOCIAIS".

Discuta o que são os movimentos sociais enquanto organização da sociedade civil e qual a importância das redes para a democratização dos direitos sociais. Discuta como que a escola se relaciona com estes espaços organizados.

http://www.scielo.br/pdf/se/v21n1/v21n1a07.pdf

RESPOSTA

De forma sucinta, a significação de movimento social está diretamente relacionada à ação praticada coletivamente por um grupo constituído que almeja conseguir impetrar transformações sociais através do debate político, de acordo com seus valores e ideologias no âmago de uma sociedade distinta e de uma conjuntura característica, cercados por conflitos sociais.

Os movimentos sociais tanto podem almejar a transformação, como a passagem ou até mesmo em âmbito maior uma conflagração de uma realidade invasiva e agressiva a determinado grupo ou classe social. Se o motivo é o embate em busca de um ideal, ou a discussão de uma realidade específica que se classifique como algo que impeça e dificulte a contemplação das inquietações deste movimento, o fato é que o mesmo estabelece uma identidade para a luta e defesa de seus interesses. Se perfazendo em um instrumento de comunicação de um grupo de pessoas que se encontra numa mesma conjuntura, seja ela de caráter social, econômica, dentre outras.

Contudo, a partir de uma análise mais detalhada, é possível perceber que as redes sociais se constituem em uma ferramenta relevante para democratização. Por meio de tais artifícios os indivíduos podem divulgar suas produções, seus conhecimentos e revelam livremente suas opiniões.

ATIVIDADE 8 

Consulte o vídeo “Pro dia nascer feliz”, especificamente o trabalho da professora Celcia com o “Franzine” e os depoimentos de uma das participantes desse movimento enquanto era aluna e depois de inserida no mercado de trabalho (o trecho inicia em 44 minutos e 27 segundos e termina em 50 minutos).

Link para o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=g5W7mfOvqmU 

Analise essa prática comunicativa ocorrida na Biblioteca. Considere: 

a) o diálogo entre professora e aluno(a)s e entre aluno(a)s; 

b) as produções dos estudantes durante a construção do “Franzine”; 

c) as principais indagações e motivações dos jovens envolvidos nesse trabalho; 

d) o significado social da escola enquanto espaço comunicativo na visão da aluna entrevistada.

Leia o texto para lhe ajudar na análise sobre um dos temas discutidos. Nilton Fernandes Diniz. EDUCAÇÃO, RELAÇÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL, disponível em http://www.scielo.br/pdf/es/v29n103/09.pdf 

Utilize este Fórum para socializar suas análises e para saber o que os outros cursistas observaram e analisaram.

A prática desenvolvida pela educadora é muito significativa e atribui valor aos sentimentos dos alunos, o diálogo desenvolvido pela professora com os alunos é pertinente e proporciona liberdade para que eles possam se expressar da forma como realmente são, sem haver necessidade de esconder suas opiniões, anseios e sentimentos, neste sentido as produções eram escritas partindo do que fazia sentido, tinha importância para os educandos, oportunizando a eles que possam expor o que lhes inquietas, suas dúvidas e seus temores. Com relação a aluno que relata que a morte seria a solução ela acaba encontrando outras formas de superar sua tristeza, a partir da fala da educadora que pontua para ela que a mesma sofreria eternamente, caso findasse com sua vida, assim nota-se que a escola se efetivou neste caso como um espaço comunicativo, onde a aluna em questão pode retratar seu sofrimento e a educadora soube como direcioná-la, apontando a ela um novo caminho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (107.3 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com