TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Aula

Por:   •  17/6/2019  •  Relatório de pesquisa  •  610 Palavras (3 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO

ESPECIALIZAÇÃO LATU SENSU EM EDUCAÇÃO DO CAMPO

Relatório das aulas da Disciplina: Fundamentos Teóricos da Educação do Campo.

A aula desse modulo foi a de fundamentos teóricos da educação do campo, que teve como professores Arlete Ramos e Pascoal do Santos. A primeira aula teve inicio na sexta-feira com a professora Arlete Ramos que fez um apanhado dos outros módulos e falou como seria esse modulo.

No sábado o professor Pascoal dos Santos, começou falando sobre um pequeno seminário que seria apresentado por todos os alunos presentes. O professor Pascoal problematizou a respeito da educação do campo na região, e suas politicas de efetivação.

O professor também explanou os conteúdos que foram abordados. Depois chegou a vez das apresentações que foram ricas em detalhes. Todos os presentes participaram ativamente das discursões.

Foram estudados neste módulo vários textos que foram disponibilizados antes pela professora Arlete Ramos. O professor Pascoal apresentou um trabalho sobre “PPP do Campo e sua especificidade”

Aqui eu destaco dois textos que foram usados na aula.

AGROECOLOGIA & EDUCAÇÃO DO CAMPO Aloisio Souza da Silva1 aloisio.geopesquisa@gmail.com Leandro Feijó Fagundes2 leandrotchesco@yahoo.com.br

Esse texto traz várias considerações a respeito de como a Educação em Agroecologia vem sendo efetivamente planejadas e como é realizada no espaço escolar. O objetivo foi compreender como esses desafios e as possiblidades para o ensino de Agroecologia implantado em escola do campo.

O texto estar estruturado em três partes: no primeiro, trata das principais transformações ocorridas na agricultura, com destaque aos processos de industrialização, bem como os movimentos de resistência a esta lógica econômica; no segundo, desenvolve uma reflexões a partir do debate teórico-prático da Agroecologia,  tendo em destacado os autores e suas principais contribuições para construção enquanto ciência; por fim, o tema da Educação, Agroecologia e Território camponês, como elementos intrínsecos a um mesmo processo de superação do avanço do capitalismo sobre o Campesinato.

O texto fala sobre a grande crise mundial do capitalismo nos anos 50, destacando que a ideia de agricultura química foi introduzida no Brasil com o objetivo de aumento da produção. Com isso o espaço agrário brasileiro foi sendo modificado com isso abandonando as formas artesanais de produção em favor das tecnologias industriais.

Com isso segundo o texto houve uma agravo nas desigualdades social. Dando vantagem ao latifúndio em detrimento ao monofundio.

O texto é rico em informações a respeito da situação agraria e ecologia no Brasil, ajudando assim a criar uma nova visão a respeito da Agroecologia e a Educação do Campo.

Por uma educação do campo: Campo - Políticas Públicas - Educação Organizadora Clarice Aparecida dos Santos.

O livro é composto de 113 paginas com 6 textos que falam a respeito da educação do campo no Brasil e suas perspectivas educacionais.

O primeiro texto Educação na perspectiva de um novo modelo de desenvolvimento na reforma agrária, de autoria de César José de Oliveira e Clarice Aparecida dos Santos, traz é um texto que contribui para uma nova visão de modelo desenvolvimento do campo, a partir de uma nova forma de organização de produção e trabalho no campo. Esse modelo visa segundo o texto de criar uma nova maneira de possibilitar a uma elevação da produção na terra. O livro fala em seus textos de uma visão mais avançada do campo e seus atores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (126 Kb)   docx (50.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com