TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo entendendo diferenças entre administração escolar, direcção, gestão escolar

Abstract: Resumo entendendo diferenças entre administração escolar, direcção, gestão escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  Abstract  •  381 Palavras (2 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 2

FAÇA UMA RESENHA DESTACANDO AS DIFERENÇAS ENTRE ADIMINISTRAÇAO ESCOLAR, DIREÇAO, GESTAO ESCOLAR.

 ADIMINISTRAÇAO ESCOLAR: e um processo de planejar para organizar dirigir e controlar recursos humanos materiais, financeiros e informações visando a realização de objetivos.

 DIREÇAO: e responsável pela administração, deve levar os sujeitos que participam do processo educativo a se tornarem solidários, participativos e compromissados com o trabalho planejado, embora não tenham participado da elaboração do planejamento dessas ações.

 GESTAO ESCOLAR: e um processo mediador, ou seja, a gestão escolar deve desenvolver sua competência mediadora na construção da cidadania.

O mecanismo de divisão racional do trabalho escolar continua: os alunos devem aprender a acatar as orientações do mestre, os mestres devem organizar e administrar o trabalho dos alunos, os diretores devem exercer a autoridade sobre os demais segmentos e cumprir as determinações dos órgãos superiores.

RESPONDA QUAIS OS TIPOS DE GESTAO, SEUS OBJETIVOS E PROCEDIMENTOS QUE SE ESPERA ENCONTRAR NAS UNIDADES ESCOLARES ATUALMENTE?

GESTAO DEMOCRATICA: objetivo trazer a escola para uma participação com a comunidade fazendo um debate geral de idéias.

GESTAO EDUCACIONAL: objetivo garantir a equidade e a qualidade do ensino.

GESTAO BUROCRATICA: objetivo manter a organização da escola.

Os procedimentos esperados para nossas escolas da atualidade e que a comunidade esteja mais participativa nas decisões e que a qualidade do ensino venha trazendo sempre melhoras e transparência, para que nossas crianças e jovens tenham uma educação de qualidade também esperamos que os profissionais venham se organizar em busca de melhorias e não ficar na mesmice buscando fazer só o que se encontra prescrito.

AINDA COMPARANDO-SE COM AS FORMAS DO PASSADO DE ADMINISTRAÇAO, QUAIS OS BENEFICIOS DO NOVO CENARIO DE GESTAO ESCOLAR?

Podemos perceber que este novo cenário e de grandes transformações políticas, econômicas, sociais e exigências do mercado globalizado que determinam mudanças na administração da educação e da escola. Isso da margem a mudança terminológica para gestão como busca de novas formas de encarar a atividade de administrador escolar.

A gestão escolar não trás para a educação uma nova forma de administrar, simplesmente agregam um novo elemento, ou seja, trazem a importância de considerar as relações humanas no processo de organização e administração escolar. Mas a gestão escolar também trás um beneficio a organização na educação e a objetividade no trabalho, fazendo com que as pessoas fiquem abertas as novas criações e metas.

Referencia: material de apoio unidades 1 e 2.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com