TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Semed Curriculo Para Rede Pública

Por:   •  1/3/2023  •  Artigo  •  2.320 Palavras (10 Páginas)  •  46 Visualizações

Página 1 de 10

INSTITUTO

(NOME E SOBRENOME)

NIVELAMENTO DE MATEMÁTICA BÁSICA NO ENSINO MÉDIO ARTIGO CIENTÍFICO

CIDADE – MG

2022

(Nome e sobrenome)

NIVELAMENTO DE MATEMÁTICA BÁSICA NO ENSINO MÉDIO ARTIGO CIENTÍFICO

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado        ao        (instituto)-

 como pré-requisito para obtenção do título de especialista em RII FORMAÇÃO PEDAGÓGICA.

CIDADE– MG

 2022

(sobrenome,nome) . Nivelamento de Matemática Básica no Ensino Médio.cidade :Instituto , 2022. Especialização em R II Formação Pedagógica.

RESUMO

O propósito do artigo sobre Nivelamento de Matemática tem por finalidade dar oportunidades aos estudantes de obter revisões, de modo a adquirir conhecimentos sobre matérias que não tiveram, ou simplesmente esqueceram. A dificuldade que os alunos têm em matemática hoje em dia surge no ensino básico, contudo,se não aprendem no ensino básico acumula até o ensino médio, fazendo com que tenham dificuldades e comprometam o seu aprendizado durante a sua graduação. O programa de nivelamento foi criado com aplicabilidade a alunos que apresentam alguns níveis de dificuldade em conteúdos práticos e básicos em matemática. Estabelecer metodologias para alunos que precisam de reforço escolar é uma forma de solução, para melhorar o seu desempenho é preciso adotar medidas como relacionar a teoria e prática para resgatar as suas habilidades que não foram atribuídas no ensino básico como deveria.

Palavras-chave: Reforço escolar – Metodologias – Matemática.

ABSTRACT

The purpose of the article on Leveling Mathematics is to give students opportunities to obtain revisions, in order to acquire knowledge about subjects they have not had, or simply forgot. The difficulty that students have in mathematics nowadays arises in basic education, however, if they do not learn in elementary school accumulates until high school, causing them to have difficulties and compromise their learning during their graduation. The Leveling program was created with applicability to students who present some levels of difficulty in practical and basic content in mathematics. Establishing methodologies for students who need school reinforcement is a form of solution, to improve their performance it is necessary to adopt measures such as relating theory and practice to rescue their skills that were not assigned in primary education as it should.

Keywords: School reinforcement - Methodologies - Mathematics.

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO…        5
  2. DESENVOLVIMENTO…...................................................................................77

2        PROBLEMAS RESULTANTES DE REPROVAÇÃO ESCOLAR....................77

 2.2 O REFORÇO ESCOLAR E A LEGISLAÇÃO BRASILEIRA......................88

  1. REFORÇO ESCOLAR E A MATEMÁTICA        10
  1. CONCLUSÃO…        11
  2. REFERÊNCIAS…        12
  1. INTRODUÇÃO

Um dos grandes problemas enfrentados pelas Instituições atualmente é a transição do Ensino Médio ao Ensino Superior, de modo que, estes não estão preparados, suprindo a necessidade de nivelamento em relação ao Ensino Básico.

Nivelamento são aulas de recuperação do aprendizado, de habilidades não adquiridas de anos anteriores do estudante, seu objetivo é recuperar aquelas defasagens e habilidades essenciais, aquelas habilidades que impactam com o aprendizado que serão ensinadas às aulas singulares dos estudantes de uma determinada série,ou ano.

Se as defasagens de habilidades essenciais de anos anteriores forem superadas, os estudantes de uma determinada série ou ano, terão condições bastante favoráveis para aprender aquelas habilidades que serão ensinadas durante as aulas singulares. Se as aulas de nivelamento forem bem sucedidas, será muito provável que as aulas regulares, orientação de estudo e as aulas letivas, também sejam bem sucedidas.

Com o aumento de discentes em relação ao ensino básico, o projeto de nivelamento é uma ótima oportunidade para estes, proporcionando acesso ao ensino básico com revisões de conteúdos fundamentais, diálogos, atividades interativas e apropriação de conhecimentos não aprendidos.

É notório que a chegada de um aluno ao primeiro ano do ensino médio representa mudanças significativas em sua trajetória acadêmica gerando expectativa, ansiedade e outras variáveis que venham a afetar seu desempenho acadêmico.

O projeto de nivelamento parte de revisões de matemática a modo de proporcionar melhor aprendizado para o prosseguimento das atividades em determinados cursos,apresentando melhor desempenho escolar . Além dos alunos melhorarem seu rendimento acadêmico, melhoraram seus índices, tornando assim, interessados e participativos nas aulas.

Quando falamos de nivelamento, o tema é abordado não só em Matemática básica, mas também em Língua portuguesa; Química orgânica, inorgânica e bioquímica; Conhecimentos Gerais e Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), em modalidade presencial e semipresencial, abordam temas variados com minicursos, oficinas e palestras com variadas metodologias de estudo.

A maior preocupação dos professores e das escolas acontece quando o aluno não consegue acompanhar os conteúdos programados de acordo com a série, demonstrando baixo rendimento, com notas baixas. A falta de disciplina dos alunos e

falta de comprometimento de alguns professores, implicam quase sempre no fracasso escolar.

  1. DESENVOLVIMENTO

  1. PROBLEMAS RESULTANTES DE REPROVAÇÃO ESCOLAR

A evasão escolar é um problema mencionado por professores, resultando na reprovação do aluno.

Podemos destacar três pontos que devem ser observados pela escola a respeito do processo de aprendizagem: o interesse do aluno; o desenvolvimento da formação do leitor, e a aprendizagem matemática.

Em relação ao interesse do aluno, é preciso que o professor consiga diferenciar transtorno de atenção e desinteresse que são facilmente confundidos, problemas familiares são exemplos de desinteresse em meio a aula (razões exteriores), já o transtorno de atenção são de caráter neurológico e é caracterizado pela falta de atenção, inquietação e impulsividade, podendo acompanhar o indivíduo durante toda a vida. O professor deve despertar o interesse no aluno, fazendo com que tenha um incentivo, Bühler (2007 p.49) remete o compromisso docente a aproximar o aluno ao professor,buscando mais possibilidades de aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (130.4 Kb)   docx (22.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com