TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Supervisão de crianças de 3 a 6 anos

Relatório de pesquisa: Supervisão de crianças de 3 a 6 anos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2014  •  Relatório de pesquisa  •  340 Palavras (2 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 2

1.INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por finalidade a observação de criança com idade de 3 a 6 anos, correspondente a 2º infância, onde podemos observar através da entidade de apoio “Nova Escola” localizada no Bairro Vila Jardini em Sorocaba/SP.

Período que costumamos chamar de período pré-escolar, as crianças passam da primeira para a segunda infância.

Seus corpos tornam-se mais delgados, suas capacidades motoras e mentais mais aguçadas e suas personalidades e relacionamentos mais complexos.

A criança adquire noções concretas, depois abstratas, aprende a classificá-las e armazená-las na memória. É também uma fase de repouso relativo, entre o fim da dentição de leite e a dentição definitiva.

Durante esse período a criança, tanto a menina como os meninos costumam crescer de 5 a 13 cm por ano e adquirem de 1,8 a 2,7 kg ao ano.

Aos 3 anos a criança não é mais um bebê, mas um robusto aventureiro, à vontade no mundo é ávido por explorar suas possibilidades, assim como as capacidades de seu próprio corpo e de sua mente.

As mudanças psicológicas são, também, muito grandes. No começo do terceiro ano, a criança se interessa por utensílios domésticos, canecas e panelas, que enche e esvazia, numa atividade sem fim. Começa a tomar interesse por automóveis e trenzinhos, o espírito de ordem ganha terreno. A criança brinca alegremente, serenamente, repetindo as situações satisfatórias e elaborando, sem angústia nem sentimento de culpa, as traumáticas. Os brinquedos de pegar tornam-se os preferidos.

Depois dos 5 anos, os interesses se diversificam: os meninos querem saber de mistério e aventura, as meninas de vida social: brincam de casinha, comidinha.

Aos seis anos, início da idade pueril, a entrada na escola constitui uma revolução. Os números e letras substituem os brinquedos, o brincar individual é substituído pelo de equipe. É a integração na sociedade adulta.

Situação da Observação

O menino e a menina foram observados em uma escola particular, na hora do lanche e em sua sala de aula, pois como o tempo estava muito chuvoso não deu para obter maiores informações.

Cinco observadoras realizaram o trabalho;

Tempo de observação no prazo estabelecido;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com