TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tizuko Morchida Kishimoto

Artigo: Tizuko Morchida Kishimoto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  Artigo  •  496 Palavras (2 Páginas)  •  535 Visualizações

Página 1 de 2

Tizuko Morchida Kishimoto

Atua no campo da educação infantil focalizando estudos sobre formação de professores, propostas pedagógicas, história e políticas públicas, museu e brinquedoteca, letramento e o brincar. Produz materiais pedagógicos destinados a professores e a comunidade em geral, para educação de crianças cegas (brailleviritual, lupa), organiza e mantém curso à distância para formar profissionais para atuar em brinquedotecas e disponibiliza, gratuitamente , materiais digitais para os interessados na ludicidade . Tem utilizado recursos da pesquisa-ação para envolver profissionais da rede pública de São Paulo para melhorar a qualidade da praxis e a discussão das Pedagogias da Infância. Mantém grupo de pesquisa no Brasil, em rede com grupos internacionais para discutir a infãncia, as pedagogias, entre os quais, a Universidade do Minho. Relaciona-se com grupos de pesquisadores em Parmal, Itália e, na França, com a Universidade Paris 13 para estudar as especificidades do brincar e da infância.Especializa-se no campo dos jogos e brincadeiras, mantendo contato com pesquisadores do International Toy Research Association. Entre outros interesses pesquisa a cultura da infância em diferentes países, entre os quais o Japão, a França e Portugal.

• Para Tizuko kishimoto especialista em educação infantil a criança necessita dos estímulos lúdicos, pois quando os jogos e as brincadeiras são desenvolvidas na criança o jogo tem efeito positivo na esfera cognitiva, social e moral.

Sabemos que é possível ao ser humano adquirir e construir o saber brincando, pois aprendemos a conviver, a ganhar ou perder a esperar nossa vez e lidamos melhor com possíveis frustrações.

Vários estudos comprovam que odesenvolvimento infantil é um processo que depende das experiências anteriores das crianças e do ambiente que está inserida. Deve-se considerá-la como um sujeito em desenvolvimento que explora as situações e fórmula significadas, assumindo ações imaginara para o real.

Segundo Kishimoto a temática da brincadeira gira em torno de fatos que representavam o cotidiano da vida da criança.

Cabe os professores salientar que através dos jogos, ora livre, ora como atividade orientada, tenham como finalidade buscar conteúdos escolares. Norteando para o processo de ensino aprendizagem, levando em conta as necessidades do brincar nas séries iniciais como forma prazerosa e não uma obrigação. Kishimoto a criança procura o jogo como uma necessidade e não distração (...). É pelo jogo que a criança se revela. As suas inclinações boas ou más, a sua vocação, as suas habilidades, o seu caráter, tudo que ela traz no seu eu em formação, torna-se visível pelo o jogo e pelos brinquedos, que ela executa.Kishimoto explícita entre as mais comuns no campo da educação infantil, a autora exemplifica as brincadeiras de faz-de-conta, tradicionais, de construção e de regras.

É nessa fase que a brincadeira de faz-de-conta contribuir ao longo do desenvolvimento e as suas relações com a construção da Inteligência, para, a partir daí, sugerir algumas formas de intervenção pedagógica que possam contribuir para o redimensionamento da atividade lúdica. O interesse da criança ainda pode ser despertado por ter o brinquedo atendido a uma determinada carência ou uma fantasia; ainda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com