TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Abraham Maslow e as Necessidades Humanas

Por:   •  17/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  515 Palavras (3 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 3

Abraham Maslow e as Necessidades Humanas

A Pirâmide de Maslow, também conhecida como a Teoria das Necessidades Humanas ou, ainda, como a Hierarquia das Necessidades de Maslow, é uma teoria que organiza as necessidades humanas conforme sua prioridade, das mais básicas às mais complexas. Ela começou a ser desenvolvida quando Maslow preocupado em aprender sobre o que faz as pessoas felizes e o que elas fazem para atingir esse objetivo, iniciou um estudo dentro da psicologia humanista sobre as diferentes necessidades que nós, seres humanos, possuímos.

As primeiras observações de Maslow foram feitas com macacos. O psicólogo percebeu que estes animais alteravam radicalmente o seu comportamento de acordo com determinadas necessidades fisiológicas. Aqueles que não recebiam comida, por exemplo, eram muito mais agressivos, mas se tornavam dóceis logo após saciarem sua fome. Seus estudos também englobaram pesquisas sobre sexualidade e dominância em macacos e humanos, e as conclusões foram divulgadas em sua obra Theory of Human Motivation (Teoria da Motivação Humana), de 1954, na qual a sua famosa Pirâmide das Necessidades Humanas é ilustrada pela primeira vez.

Com esses estudos Maslow concluiu que os humanos satisfazem suas necessidades em diferentes níveis, começando pelas mais básicas, como se alimentar e dormir, até as mais complexas. Desse modo dividiu as Necessidades Humanas em cinco níveis de categorias, organizando-as conforme as suas prioridades.

Necessidades fisiológicas: São aquelas que se relacionam com o ser humano como ser biológico. São as mais importantes: necessidades de manter-se vivo, de respirar, de comer, de descansar, beber, dormir, ter relações sexuais etc.

Necessidades de segurança: São aquelas que estão vinculadas com as necessidades de sentir-se seguros: a segurança do corpo contra riscos físicos( por exemplo contra a violência e acidentes), a estabilidade profissional (que gera segurança financeira), as necessidades que geram segurança nas questões relacionadas à saúde (por exemplo planos de saúde e hábitos saudáveis), questões relacionadas à segurança da família (por exemplo, seguro de vida) etc.

Necessidades sociais: São necessidades de manter relações humanas com harmonia: sentir-se parte de um grupo, as boas relações de amizades, carinho e reciprocidade, o bom convívio familiar, o relacionamento amoroso respeitoso, a participação (pertencimento) em organizações religiosas, escola e trabalho etc.

Necessidades de estima: Existem dois tipos: o reconhecimento das nossas capacidades por nós mesmos e o reconhecimento dos outros da nossa capacidade de adequação. Em geral é a necessidade de sentir-se digno, respeitado por si e pelos outros, com prestígio e reconhecimento, poder, orgulho etc. Incluem-se também as necessidades de auto-estima.  

Necessidades de auto-realização:  são as necessidades mais complexas do ser humano e são fundamentais para cada um alcançar a sua verdadeira realização pessoal e profissional, agindo conforme o seu propósito. Alguns exemplos que compõem as necessidades de autorrealização: agir conforme seus valores morais, ser livre, autossuficiente e independente, ter uma rotina que permite o desenvolvimento dos potenciais e da criatividade, possuir o controle de suas emoções e ações (equilíbrio emocional), ter capacidade de agir de maneira autêntica e espontânea, conhecer profundamente seus objetivos pessoais, virtudes e defeitos (autoconhecimento) e o conhecimento nas áreas de interesse, pessoais ou profissionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (267.7 Kb)   docx (421.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com