TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TGA Abraham Maslow (1908-1970)

Exames: TGA Abraham Maslow (1908-1970). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/8/2013  •  1.110 Palavras (5 Páginas)  •  660 Visualizações

Página 1 de 5

Abraham Maslow (1908-1970)

A psicologia humanista, corrente impulsionada por ele, deu origem a diversas diferentes formas de psicoterapia, todas guiadas pela idéia de que as pessoas possuem todos os recursos internos necessários ao crescimento e à cura e o objetivo da terapia é remover os obstáculos para que o indivíduo consiga isso. Maslow foi um pensador surpreendentemente original, pois a maioria dos psicólogos antes dele estavam mais preocupados com a doença e com a anormalidade. Maslow queria saber o que constituía a saúde mental positiva. Foi um psicólogo americano, conhecido pela proposta hierarquia de necessidades de Maslow.

Teoria de Maslow Maslow propôs uma hierarquia de necessidades:

Para ele, as necessidades fisiológicas precisam ser saciadas para que se precise saciar as necessidades de segurança. Estas, se saciadas, abrem campo para as necessidades sociais, que se saciadas, abrem espaço para as necessidades de auto-estima.Maslow trouxe, seus estudos sobre a pirâmide de necessidades humanas. Se uma destas necessidades não está saciada, há a incongruência. Quando todas estiverem de acordo, abre-se espaço para a auto-realização, que é um aspecto de felicidade do indivíduo.

Frederick Herzberg

Nascido no dia 18 de abri de 1923 na cidade de Lynn em Massachusetts nos EUA e falecido em 19 de janeiro de 2000 em Salt Lake City Utah Fresderick Hersberg foi o autor da Teoria dos dois fatores que aborda a situação de motivação e satisfação das pessoas.

Teoria dos dois Fatores de Herzberg

A teoria dos fatores de Herzberg é a teoria que aborda a situação de motivação e satisfação das pessoas na administração e na pisicologia, com o objetivo de entender os fatores que causariam insatisfação e aqueles que seriam os responsáveis pela satisfação no ambiente de trabalho.

Nesta teoria, Herzberg afirma que existiam dois fatores que afetavam o individuo.

• A satisfação no cargo é função do conteúdo ou atividades desafiadoras e estimulantes do cargo, são os chamados “fatores motivadores”.

• A insatisfação no cargo é função do ambiente, da supervisão, dos colegas e do contexto geral do cargo, enriquecimento do cargo (ampliar as responsabilidades) são os chamados “fatores Higiênicos”.

Fatores Higiênicos

Os fatores higiênicos da Teoria dos Dois Fatores são determinados pela organização e estão diretamente ligados a cultura organizacional, não estando sob controle dos funcionários. Estão relacionados ao ambiente da empresa bem como de todas as condições

físicas do local de trabalho e podem incluir salários, benefícios, políticas, etc.

A expressão “higiênica” foi escolhida para mostrar que deve ser algo totalmente prevenido em uma empresa para não gerar insatisfação dos colaboradores, ao mesmo tempo em que, quando estão de acordo com o ambiente, ocorre tudo de forma correta.

Quem foi Herbert Simon?

Economista, psicólogo e cientista;Nascido a 15 de junho de 1916, e

falecido a 9 fevereiro de 2001;Norte-amercicano;

Sua publicação, Administrative Behaviour em 1947, marca o início da abordagem comportamental nas organizações;Foi um dos mais influentes cientistas sociais do século XX, cuja pesquisa variou entre os campos da psicologia cognitiva, ciência da computação, administração pública,

economia, administração, filosofia e sociologia da ciência.

Os estudos de Simon

Os estudos de Herbert A. Simon no campo da teoria organizacional tinham como motivação principal a preocupação com o real comportamento do ser humano junto

às organizações. Entre as suas principais teses defendidas o que lhe rendeu maior reconhecimento foi a proposição da teoria da racionalidade limitada. Os resultados encontrados

indicaram que mesmo apresentando uma natureza multidisciplinar, As pesquisas de Simon foram

orientadas por uma preocupaçãobasilar: buscar uma melhor compreensão do real comportamento humano no processo de tomada de decisão e resolução de problemas dentro das organizações.

Processo decisório

O Processo Decisório nasceu com Simon, aonde para a teoria comportamental não é somente o administrador que toma decisões. A organização e um complexo sistema de decisões. Neste sistema, cada pessoa toma decisões de forma racional e consciente, as quais vão gerar comportamento sou ações.

A Teoria Behaviorista tem uma visão de homem diferente daquela enfocada pela Teoria Clássica (homem econômico) e pela Teoria das Relações Humanas (homem social). Para os comportamentalistas, o homem é visto como homem administrativo, por ser um tomador de decisões racionais. Nesta concepção, os trabalhadores opinam, decidem e colaboram para a solução de problemas.

Processo decisório

Toda a decisão envolve a percepção da situação e o raciocínio;

O que uma pessoa aprecia e deseja influencia aquilo que vê e interpreta, assim como o que vê e interpreta influencia o que aprecia e deseja; Assim, a pessoa decide em função de sua percepção da situação;

O processo decisório pode ser divido em 4 etapas principais.

Etapas do processo decisório:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com