TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Adolescência Na Atualidade: O Amor, A Sexualidade E Vida Cultural.

Por:   •  23/11/2013  •  547 Palavras (3 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

A adolescência é conhecido como o período de transição da dependência infantil para autosuficiencia adulta. Psicologicamente é considerado uma situação marginal na qual tm que ser feitos ajustamentos, que distinguem o comportamento de crianças e o comportamento de adultos, em uma determinada sociedade. Cronologicamente este período se estende dos 12 aos 21 anos, podendo haver grandes variações individuais e culturais. É importante ressaltar que este período tende a ocorrer primeiro para as moças que para os rapazes.

Na adolescência há uma total revolução do ponto de vista "fisiológico, cultural, emocional e social" e em sua grande maioria essa revolução vem acompanhada por uma total incerteza dos papéis adultos a sua frente. Juntamente com as mudanças fisiológicas do amadurecimento sexual caminham componentes psicológicos tais como o instinto sexual (energias da libido procurando extravasamento), dentre outros fenômenos.

Os valores, a ética, a moralidade e a religião muitas vezes estabelecem questões difíceis para os jovens que parecem extremamente preocupados com o que possam parecer aos olhos dos outros, em comparação com o que eles próprios julgam ser, e com a questão de como associar os papéis e aptidões cultivados anteriormente aos protótipos ideais do presente. É na fase transitória da adolescência que de fato ocorre o início da formação da identidade dos indivíduos.

A passagem por esta fase nem sempre se faz de modo simples e fácil, afinal o adolescente apesar de estar "crescendo" (a palavra adolescência vem do latim "adolescere" que significa "crescer" ou "tomar-se forte") e se tomando um adulto, ainda apresenta características psicológicas um tanto quanto infantis. Assim, não sendo criança e não chegando a ser adulto, o adolescente vê-se tratado injustamente, uma vez que lhe exigem mais deveres e lhe reconhecem menos direitos. Eis por que os conflitos entre os desejos e a realidade são mais agudos, podendo este jovem propender a rebeldia.

Na cultura ocidental a adolescência tem sido tipicamente encarada como uma fase de turbulência na qual podem surgir inúmeros problemas que podem algumas vezes perdurar por longo tempo na vida do indivíduo.

CULTURA

A cultura é vista como o conjunto de valores, crenças e conhecimentos que caracterizam e impregnam a conduta da maioria dos membros de um grupo humano, nesse caso específicos dos adolescentes. De acordo com Linton, "é a configuração de comportamento aprendidos e de seus resultados, cujos elementos componentes são partilhados e transmitidos pelos membros de uma sociedade" assim, pode-se se notar a socialização tendo grande influência da cultura. Segundo Lopez, a problemática da adolescência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com