TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise Experimental

Por:   •  27/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.407 Palavras (14 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 14

RELATÓRIO DE ATIVIDADE PRÁTICA NO LABORATÓRIO DE PSCICOLOGIA EXPERIMENTAL

RELATÓRIO DE ATIVIDADE PRÁTICA NO LABORATÓRIO DE PSICOLOGIA EXPERIMENTAL

Relatório nº 1 apresentado à disciplina de Análise Experimental do Comportamento como registro de aulas práticas em laboratório e aprovação na disciplina.

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        6

2        REFERENCIAL TEÓRICO        8

3        METODOLOGIA        9

3.1        Sujeito utilizado        9

3.2        Materiais utilizados        9

3.3        Caixa de Skinner:        9

3.4        Painel de controle:        10

3.5        Balança digital:        11

3.6        Folha de Registro:        11

3.7        Folha de Dados:        11

3.8        Jaleco:        12

3.9        Lápis/caneta:        12

4        PROCEDIMENTOS        13

4.1        Procedimento Geral        13

4.2        Procedimentos Específicos        13

4.3        Exercício 01: Treino no Bebedouro        13

5        RESULTADOS E DISCUSSÕES        14

5.1        Treino no Bebedouro        15

6        CONCLUSÕES        17

7       REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

8     APÊNDICE        18

  1. INTRODUÇÃO

Burrus Frederic Skinner é um dos principais percussores do Behaviorismo Radical, que sistematiza a análise do comportamento humano por meio da análise do comportamento animal. Desenvolveu diversos experimentos e teorias com seu invento que batizou de caixa de Skinner, uma estrutura de vidro utilizada para realizar experimentos de pressão à barra para acionamento e quantidade de água que pode ser controlada pelo experimentador ou automaticamente pelo próprio rato. Podemos apresentar as conclusões efetuadas da reaplicação desses experimentos Skinnerianos, dentre eles estão: Treino de Bebedouro, Modelagem CRF, Saciação, tendo como objetivos específicos: replicar os experimentos de Skinner, facilitar a compreensão dos conceitos teóricos dados em sala de aula: "Treino de Bebedouro", "Modelagem CRF" e "Saciação".

         Todas as sessões foram no laboratório de Psicologia Experimental da Faculdade Integral Diferencial - FACID DEVRY Brasil, com a orientação da professora Sandra Maria Fortaleza, que leciona a disciplina Análise Experimental do Comportamento, na qual os alunos associam os estudos teóricos e as práticas no laboratório.

          O primeiro contato com o sujeito do experimento foi no dia 20 de Fevereiro do corrente ano, em que fomos ao laboratório e conhecemos a sua estrutura, normas e fizemos a pesagem do rato, desta experiência, podemos conhecer melhor sobre a Psicologia Experimental. Os experimentos realizados com a caixa de Skinner demonstram que a aprendizagem de determinados comportamentos era propiciada pela ação do organismo sobre o meio e o efeito que resulta desta ação.

         Os resultados foram obtidos nas sessões práticas realizadas no laboratório, apesar de destacarmos que nem todas puderam ser concluídas por repetições em exercícios anteriores, ocasionando um atraso nas atividades seguintes. Porém o atraso ocorrido nas atividades não alterou o resultado que afirma os estudos de Skinner que o comportamento pode ser modificado de acordo com as teorias do Behaviorismo Radical ressaltando a relevante contribuição para a Psicologia Experimental.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO

Estudado por Skinner o comportamento operante inclui a maioria dos comportamentos dos organismos, sendo aquele comportamento que produz consequências e é afetado por elas, diferente do comportamento respondente onde o estímulo elicia uma resposta, mas é uma relação de efeito do ambiente no organismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)   pdf (338 Kb)   docx (646.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com