TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise Auto Reflexiva

Por:   •  30/5/2020  •  Ensaio  •  768 Palavras (4 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 4

Análise Auto Reflexiva

“ Das dores e delícias em ser Estagiária de Psicologia”

Foi um dos momentos mais esperados, onde, enfim, iria diminuir a distância entre o campo de atuação como psicóloga e a sala de aula. Porém, como estagiária, houve momentos de dificuldades na realização plena do trabalho, o que me levou a ideia de sentir as “dores e as delícias” na jornada do estágio.

O estágio cumpriu seu papel de ser mais do que uma aplicação da teoria, mas foi uma oportunidade imensa de que eu me forme uma profissional com um olhar crítico e reflexivo. Por isso, foi fundamental a minha participação ativa como estagiária e a necessidade de observar as condições onde se desenvolve essa formação.

No estágio é essencial o olhar constante do supervisor, onde nos faz enxergar, e no meu caso causa uma certa “dor”, que falta conhecimento com relação à prática profissional, que há dificuldades para resolução de problemas, o que gera uma preocupação com a formação profissional.

Porém, ao longo do estágio, com a aprendizagem, houve uma ligação entre a linguagem e o pensamento, onde se abriu as oportunidades para formação de conceitos.

A supervisão foi um espaço potencial que proporcionou uma sólida discussão teórica, favorecendo a articulação com a prática e a aproximação com as condições de estágio. E, exatamente devido a esse espaço, que nós, como estagiários pudemos desenvolver a consciência e processos de reflexão sobre uma boa intervenção. O que me causou uma sensação deliciosa de amadurecimento profissional e pessoal.

O estágio foi o meu momento de encontrar a prática. Absolutamente essencial no processo de formação profissional. Momento de sair do cômodo, e buscar uma visão mais macro e crítica da profissão. Aprender que é necessário construir o seu espaço e imagem.

Carga Horária:

Em campo: 34hs

Em Supervisão: 18hs

Outros: 15hs

Total: 67hs

Pontualidade:

 Busquei cumprir meus horários com muito compromisso.

Assiduidade:

Fui frequente, contínua e constante com meus horários e compromissos

Envolvimento:

Esse estágio foi mais que apenas uma matéria curricular, foi o meu ponto de referência para saber quais habilidades eu adquiri com o curso e quais ainda preciso buscar, por isso o meu envolvimento e entrega foram total.

Participação na dinâmica da supervisão:

Sempre com grande interesse pela orientação em relação as atitudes tomadas e a serem tomadas no campo de estágio. Participei também como ouvinte da experiência do grupo e aprendi com os passos de cada um.

Pontualidade na entrega dos relatórios:

Prazos 100% cumpridos, até porque foi um prazer relatar as experiências passadas nesse estágio.

Relação da prática com a teoria:

Entender de vez a importância de utilizar a teoria como principal instrumento de trabalho, viver o direcionamento que a teoria proporciona, sabendo lidar com objeções e situações no campo de estágio. O quanto a teoria se torna também, um escudo para os profissionais da Psicologia. E busquei sempre teoria para permear minha prática dando à ela o embasamento teórico necessário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (57.4 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com