TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise Formal

Por:   •  18/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  887 Palavras (4 Páginas)  •  47 Visualizações

Página 1 de 4

1) Desenhe uma família qualquer

Análise Formal

O desenho foi realizado na forma horizontal e no centro da folha. Foi utilizado somente o lápis grafite. Os traços feito no desenho são leves no cenário e mais intenso nas pessoas. Colocou uma família com 2 adultos do sexo feminino e 2 crianças, sendo uma negra e outra menina. Consta no desenho junto a família casa térrea. Desenhou a expressão das pessoas felizes.

Análise de Conteúdo

A história do desenho intitulado como “Família não tradicional Brasileira” é sobre 1 casal de mulheres que adotaram 1 criança negra e uma menina branca. Moram em uma casa, sem vizinhos. Foi perguntado sobre o significado do título, e foi explicado que aquele desenho foge do padrão entendido pela sociedade, que seria Homem e Mulher gerando filhos. A pessoa se identifica no desenho como a mãe,que está mais próxima dos filhos, o que demonstra proteção aos filhos.

2) Desenhe uma família que você gostaria de ter

Análise Formal

O desenho foi realizado na forma horizontal e no centro da folha. Foi utilizado somente o lápis grafite. Os traços feito no desenho são leves no cenário e mais intenso nas pessoas. No desenho tem uma família, de 2 adultos e 2 crianças, no condomínio (prédio). A expressão facial demonstra alegria entre eles.

Análise de Conteúdo

O Desenho intitulado “Futuro”, a pessoa se identifica como a mãe que tem 2 crianças(filhos) e uma parceira ou um parceiro. Foi perguntado sobre o que esperava da companheira(o), e foi respondido que esta pessoa, independente do seu sexo, deveria ter compromisso com o projeto de vida dela que é ter 2 filhos. Isto evidência o desejo desta pessoa ser mãe. Alem desta resposta, completentou que tem em seus planos, o desejode engravidar. A pessoa demonstra decidida a este propósito, independente de quem esteja ao seu lado. Demonstra consciência sobre as dificuldades da maternidade, bem como lucidez sobre os desafios da maternidade como condição financeira para educação e rede de apoio. Um ponto interessante citado pela pessoa que desenhou foi referente a morar em condomínio, o que demonstra certa preocupação coma socialização das crianças, no qual acha importante. A pessoadiz que faz questão de ter uma família constituída por 2 crianças, considera importante a relação de irmãos.

3) Desenhe uma família em que alguém não está bem

Análise Formal

O desenho foi realizado na forma horizontal e no centro da folha. Foi utilizado somente o lápis grafite. Os traços feitos no desenho são intensos. Tem 2 adultos e 2 crianças, sendo que 1 criança está sentada com a expressão de tristeza. Os pais e as crianças tem a expressão como olhar de incerteza. Não tem nenhum cenário no desenho que mostre o local onde aconteceu a situação.

Análise de Conteúdo

O desenho intitulado “Triste” mostra uma situação em que a filha está triste, e os pais desta criança está com o outro filho, sem saber o que fazer para acolher a criança triste. Ao ser perguntado a pessoa que desenho o sobre a situação foi respondido que a criança triste estava sozinha porque precisava de um espaço sozinha para pensar. Foi perguntado se ela se identificava com aquela cena, e foi dito que na casa dela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (44 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com