TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arte Do Saber

Exames: A Arte Do Saber. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  826 Palavras (4 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Hoje, os filósofos, além das questões metafísicas tradicionais, formulam novas questões como: A maquina substituirá quase totalmente o homem? A clonagem humana será uma prática aceita universalmente? O conhecimento tecnológico é um benefício para o homem? Quando chegará a vez do combate à fome e à miséria? Etc.

É o conhecimento que baseia-se no filosofar, na interrogação como instrumento para decifrar elementos imperceptíveis aos sentidos, é uma busca partindo do material para o universal, exige um método racional, diferente do método experimental científico , levando em conta os diferentes objetos de estudo.

O objeto de análise da filosofia são idéias, relações conceptuais, exigências lógicas que não são redutíveis a realidades materiais e, por essa razão, não são passíveis de observação sensorial direta ou indireta por instrumentos, como a que é exigida pelo conhecimento científico.

DESENVOLVIMENTO

A filosofia é o ato de pensar com crítica, a reflexão filosofia ao contrário da científica, deve ser radical, rigorosa e de conjunto, ou seja, deve se observar a origem, a coerência e a visão de conjunto, não devendo partir de atitudes descrentes.

Desde muito tempo as relações humanas vem trazendo novos conhecimentos para as futuras gerações e para si próprias.

Se olharmos o século XX, veremos quantas novidades em todos os campos do conhecimento tivemos. Mas ao mesmo tempo temos uma forte contradição: se tanta coisa "mudou", então porque a miséria ,a fome, a guerra, a exploração estão piores do que nunca?

Alguns poderiam dizer que o conhecimento, a filosofia, a ciência, o saber são os culpados. Mas não é bem assim. Poderíamos culpar Santos Dumont por aviões serem usados como instrumento de guerra? Ou Newton e Galileu pelos mísseis destrutivos das potências militares? É óbvio que não.

O conhecimento nos dá poder sobre o mundo, pois conhecendo-o, podemos transformá-lo; tanto para o bem da humanidade e natureza quanto para a destruição dos mesmos. Mas o conhecimento especialmente o filosófico serviu para questionar o poder e para servir a humanidade também.

O conhecimento filosófico é um conhecimento que tem a interrogação como base. Esse conhecimento usa o questionamento e o pensamento como base, ele é um conhecimento do dia a dia, mas ao contrário do conhecimento vulgar ou empírico, o conhecimento filosófico se preocupa em questionar o relacionamento do indivíduo com o meio em que está inserido.Esse conhecimento é racional e não se baseia em experimentações, que é o caso do conhecimento científico. O conhecimento filosófico não se preocupa em verificar se as conclusões tiradas são válidas cientificamente. Esse conhecimento está em busca de conclusões sobre a vida, o universo ultrapassando o limite imposto pela ciência.

CONCLUSÃO

Assim concluimos que compreende-se como conhecimento filosófico, o resultado da reflexão sobre a realidade; seja no nível da práxis relacionada com eventos históricos, sociais, políticos econômicos; seja no nível de teoria representação rigorosa através das ciências dessa mesma práxis.

O conhecimento filosófico deve consistir na articulação com teorias sobre o homem, a sociedade e a técnica.

DESENVOLVIMENTO

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com