TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arte de Esquecer

Por:   •  10/3/2021  •  Resenha  •  539 Palavras (3 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

TRABALHO PROCESSOS PSICOLÓGICOS BÁSICOS

Aluna: Débora Revelhaux Granville

Disciplina: Processos Psicológicos Básicos

Turma: 1º semestre

Professor: Priscila Cerutti

Curso: Psicologia Nível I

A ARTE DE ESQUECER

O autor especialista no assunto Ivan Izquierdo nos mostra em linguagem acessível os complexos mecanismos associados à retenção e esquecimento de memórias. Analisa os fenômenos biológicos da nossa infância, desde o ventre materno onde começamos aprender o sotaque, a cadência da língua e também na perda de memória nas causas normais como o envelhecimento.

Todos nós perdemos memórias muito importantes, desde os nomes de colegas de aula, de trabalho e nem sequer lembramos-nos dos rostos das pessoas. Nossas memórias mais importantes e que tenham significados maiores ninguém consegue lembrar-se de maneira rápida, pois elas ficam no núcleo central de nossas lembranças.

Sobre o sotaque e a cadência serão nossos durante o resto da vida e se aplicarão a todas as línguas que venhamos a aprender, será nossa marca registrada na hora de falar, e devemos tudo isso a nossa mãe, pois ficou gravado em nós. É na infância que aprendemos muitas coisas que ficaram registado para sempre. Aprendemos a caminhar, a falar, a escrever, a nadar, a andar de bicicleta, a distinguir o som e o cheiro das coisas, a sensação tátil das flores, a reconhecer o canto dos pássaros e os sons dos muitos animais. Muito dos fatos, conhecimentos, preferências, habilidades e truques mais importantes de nossa vida e fundamentalmente aprendemos a amar e a selecionar a quem amamos. Apendemos a nos defender ou reagir de determinada maneira nas situações de perigo. Nossa infância, como a de todos, envolveram muitíssimo episódios chave para toda nossa vida.

Mas o mais interessante é que o autor analisa possíveis estratégias para o reconhecimento de problemas, para exercitar a memória e melhorar a qualidade de vida.

Porque esquecemos algumas coisas e não outras? Você conhece alguém que troca o nome das pessoas e que esquece frequentemente os compromissos? Quais as causas do esquecimento? Como esquecemos? Isso é normal?

Sim, é normal diz Ivan Izquierdo.  A memória é o que permite a aprendizagem, pois através da memória que os conhecimentos se consolidam. Acima de tudo a memória é extremamente importante, pois é o que nos dá a continuidade do presente e que nos permite manter uma conversa e dar continuidade ao presente. Nos últimos anos temos presenciado um notável avanço no que diz respeito ao conhecimento acerca dos mecanismos moleculares envolvidos na aquisição, consolidação e expressão de memórias. Contudo e apesar de que resulte o óbvio que nossa capacidade de formar novas memórias está intimamente ligada a sua perda, muito pouco se sabe a respeito do esquecimento.

Ivan esclarece que às vezes fazemos força para esquecer certas coisas negativas, e nos dá exemplos como presenciar acidentes ou se envolver em acidentes e que isso fará nos lembrar de constantemente e não viveremos de forma plena.

Portanto cada um de nós é quem é porque têm suas próprias memórias, memórias emotivas onde nos lembramos de algo com os sentimentos nostálgicos, memórias sensoriais onde nossos cinco sentidos são ativados, como por exemplo, a comida e o sabor, o cheiro de alguém, uma breve sensação de enxergar alguém que partiu e temos saudade de quem amamos. Termino este texto com palavras de Ivan Isquierdo, Nada somos além daquilo que recordamos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (62.1 Kb)   docx (25.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com