TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atuação do Psicólogo nos Centros de Atenção Psicossocial

Por:   •  17/4/2018  •  Relatório de pesquisa  •  331 Palavras (2 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 2

A Atuação do Psicólogo nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS)

O psicólogo atualmente pode atuar em várias áreas, em consultórios, hospitais, instituições de saúde, área jurídica, escolar, etc. Entre eles os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) tem sido de grande abrangência de psicólogos. Os CAPS compõem uma rede interligada que se origina da politica de reforma psiquiátrica. Sendo assim, o CAPS atua cuidando das pessoas de forma mais humanitária, como a saúde e cidadania para todos os indivíduos com algum tipo de sofrimento. Os CAPS são comunitários, abertos, e focam em atendimento às pessoas com transtornos mentais, acompanhamento diário e inserção social através do acesso ao trabalho, oficinas de arte, exercícios, lazer e interação social, fortalecendo os lações familiares e comunitários.

O psicólogo faz parte da gama de profissionais que estruturam o atendimento do CAPS. No que diz respeito à relação paciente-terapeuta há uma interação mais intensa e reciproca de ambos, em relação a outras áreas de atuação do psicólogo. No contato entre o Psicólogo e o paciente, pode-se perceber uma intimidade maior, ele não aparece como um observador afastado, há uma maior interação por parte de ambos, o que pode por outro lado dificultar o papel do profissional quando necessário uma observação mais afastada e fria.

O atendimento clínico é citado como uma das práticas desenvolvidas pelos psicólogos nos CAPS. O psicólogo também desenvolve o suporte às famílias dos pacientes, e terapias de grupos com os pacientes aptos.

        As oficinas terapêuticas presentes em praticamente todas as unidades nem sempre tem um contato direto do psicólogo. Essas atividades são desenvolvidas pelos oficineiros, que são artesãos, atores, músicos e escritores.

        O psicólogo traz grande importância em sua atuação no CAPS, para com o paciente, sua saúde mental, como isso afeta ele mesmo e as pessoas a sua volta, atuando como uma peça importante para a sustentação do CAPS na saúde mental de parte da população.

-

http://www.redalyc.org/html/2820/282025530011/ 

http://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/17242/1/POCPereiraDISSPRT.pdf 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (69.4 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com