TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os objetivos do Centro de Assistência Psicossocial (CAPS)

Trabalho acadêmico: Os objetivos do Centro de Assistência Psicossocial (CAPS). Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  Trabalho acadêmico  •  2.103 Palavras (9 Páginas)  •  693 Visualizações

Página 1 de 9

PROJETO DE INTERVENÇÃO

FORMAÇÃO DA REDE: A IMPORTÂNCIA DA IMPLANTAÇÃO DO CAPS NO MUNICIPIO DE PARAIBUNA 6º SEMESTRE

São José dos Campos – SP

2014

1.1 CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL – CAPS PARAIBUNA

1.2 Apresentação

Os Centro de Atenção Psicossocial - CAPS representam estruturas terapêuticas intermediárias entre a hospitalização integral e o acompanhamento ambulatorial, que se responsabilizam por atender indivíduos com transtornos psiquiátricos graves, desenvolvendo programas de reabilitação psicossocial. Entende-se por reabilitação psicossocial a possibilidade de reverter um processo desabilitador através do aumento da contratualidade social do indivíduo com o mundo.

Paraibuna é um município com população de 17388 habitantes e área total de 809 km, sendo um município tipicamente rural.

A Lei 11.802, Art. 1 ) Diz que" toda pessoa portadora de sofrimento mental tem direito a tratamento constante através de procedimentos terapêuticos, com o objetivo de recuperar a integridade física e mental, a identidade, a dignidade, a vida familiar, comunitária e profissional"

1.3 Objetivos

1.3.1 Objetivo Geral

Promover a manutenção dos usuários do CAPS no melhor nível de funcionamento e máximas condições de autonomia possível, para cada caso, evitando novas internações e visando a reintegração no seu grupo social, integrando também a família ao tratamento.

1.3.2 Objetivos Específicos

Reduzir os sintomas: farmacologia, grupos terapêuticos, apoio familiar;

Reduzir a Iatrogênica: diminuindo e eliminando, sempre que possível, as consequências físicas e comportamentais da institucionalização prolongada.

Promover a competência social e profissional;

Reduzir o estigma;

Apoiar a familiar e seu grupo social;

Promover autonomia do paciente.

1.4 Justificativa

A cidade possui hoje uma população de 17.388 habitantes com aproximadamente 3000 pessoas flutuantes que são trabalhadores das obras das rodovias. Segundo levantamento efetuado pela Estratégia de Saúde da Família - ESF, cerca de 10% da população possui algum transtorno mental e/ou faz uso de substâncias psicoativas.

O modelo de Atenção em Saúde Mental que o município propõe aponta para a necessidade clara de uma saúde mental voltada à redução de danos, o que justifica a proposta da abertura de um CAPS no município, baseados na Portaria 336/GM do Ministério da Saúde que atualiza as normas constantes na portaria anterior (MS/SAS nº 224, de 29/01/92) estabelecendo os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) como unidades de serviço tanto no atendimento das pessoas com transtornos mentais como de pessoas com transtornos decorrentes do uso prejudicial e dependência de substâncias psicoativas.

1.5 Metas

Devido à grande extensão territorial do município com sua maioria populacional fixada na zona rural, contamos hoje com 6 equipes do ESF para o atendimento dos munícipes. Em princípio, a unidade do CAPS foi idealizada para a região central facilitando assim o acesso da população ao atendimento.

Objetiva-se o atendimento de 20 pacientes/dia, nas diversas atividades.

Para atender esta meta planejamos:

- Reuniões semanais multidisciplinares para acompanhamento dos atendimentos;

- 5 visitas domiciliares semanais;

- Realizar mensalmente 1 ação voltada a integração Família-CAPS-Comunidade.

- Reunião mensal com as equipes do ESF, para avaliação e planejamento das atividades de integração;

Essas ações visam a integração do paciente com a família e a sociedade, promovendo sua autonomia e reduzindo significativamente o número de internações.

1.6 Metodologia

Os pacientes passarão por uma triagem da equipe multidisciplinar composta por médico, de enfermeiro e assistente social com aplicação do formulário de ingresso e da escala de autocuidado de KATS (anexo 1), e Escala Breve de Avaliação Psiquiátrica – BPRS (anexo 2), e Escala de Qualidade de Vida – QLS-BR (anexo 3) além de dados de anamnese objetiva e subjetiva. Todos os pacientes terão seu prontuário analisados pela equipe quando se definirá a inclusão, grau de debilitação e plano de atendimento. O trabalho de reabilitação abrange dois planos distintos e interligados de trabalho.

Plano I: O plano de atendimento nos primeiros 6 meses visa resgatar hábitos de socialização, autocuidado, conhecimento sobre a doença e desenvolvimento de habilidades cognitivas. Após esse período de atendimento, todos os pacientes serão reavaliados com objetivo de definir a sequência de atendimento e possibilidade de ingressar no plano II. A partir deste momento serão definidos critérios para encaminhamento dentro ou fora do CAPS.

Plano II: Treinamento profissionalizante, adaptado para cada paciente conforme capacitação específica e não necessariamente dentro do CAPS.

Auxilio na busca de trabalho também através de convênios com empresas.

*** OBS: Os períodos de permanência nos planos são estimados em caráter experimental e sua confirmação dependerá da evolução prática do trabalho.

1.7 Resultados Esperados

• Viabilização de um Serviço de Atenção aos Usuários de Álcool e Outras Drogas para os municípios que fazem parte da região norte do Estado;

• Atendimento especializado para usuários abusivos de álcool e outras drogas;

• Suporte aos familiares de usuários abusivos de álcool e outras drogas;

• Diminuição dos encaminhamentos dos usuários de álcool e outras drogas para atendimento em hospital especializado;

• Minimização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com