TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DEFINIÇÃO DA CRISE

Por:   •  25/10/2017  •  Resenha  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 2

DEFINIÇÃO PARA CRISE

Há diversos fatores que podem desencadear crises em um indivíduo, entre elas a violência, o estresse, desastres e perdas pessoais. Nos dias atuais com os avanços pelos quais a sociedade passa em decorrência da evolução tecnologia e de comunicação é comum a grande carga de estresse em decorrência de acúmulos de responsabilidades, trabalhos e de informações, somam-se a essas evoluções o aumento da violência.

Crise segundo a definição encontrada em https://conceito.de/crise, “é uma mudança brusca ou uma alteração importante no desenvolvimento de um qualquer evento ou acontecimento”.  Ainda para definição, segundo o dicionário de Cunha, “crise é alteração, desequilíbrio repentino, estado de dúvida e incerteza, tensão, conflito" (CUNHA,1982).

Nesse sentido, qualquer situação ou evento que podem afetar o nosso equilíbrio emocional com maio ou menor intensidade causando alterações na vida do indivíduo pode causar traumas e desencadear crises que dificultam e até impossibilitam o indivíduo de resolver situações que habitualmente seriam de fácil resolução no entanto essa incapacidade é limitante e perigosa pois afeta o psicológico, o social e o biológico do indivíduo.

As mudanças pelas quais o indivíduo passa em momentos de crise é extremamente perigosa e requer uma atenção especial haja visto que o indivíduo em crise pode causar situações traumáticas para ele, seus familiares e para toda a sociedade.

Segundo os autores Freedy, Saladin, Kilpatrick, Resnick & Saunders; Giel, e Green, (1994), ao identificar situações que possam desencadear reações de crise emocional em um indivíduo e realizar uma intervenção psicologia no início é extremamente importante e pode evitar transtornos mais sérios que normalmente podem aparecer a médio prazo e causar traumas para toda a vida como fobias, ansiedade e depressão. (apud SÁ et al, 2008).

No decorrer de sua vida o indivíduo passara por momentos de crise, é condição normal da vida em sociedade, o como ele reage a esse momento é que deve ser observado. Normalmente as crises são passageiras e logo se consegue retomar o equilíbrio das coisas. Quando o indivíduo não consegue a retomada do equilíbrio por si, há de se buscar orientação e ajuda para o enfrentamento desses momentos e retomar o seu equilíbrio emocional.

Referencias Bibliográficas

Conceito de Crise. Disponível em: https://conceito.de/crise. Acesso em: 24 out. 2017.

Cunha, A. G. da. Dicionário etimológico da língua portuguesa. São Paulo: Nova Fronteira, 1982.

FREEDY, J. R.; SALADIN, M. E.; KILPATRICK, D. G.; RESNICK, H. S. & SAUNDERS, B. E. Understanding acute psychological distress following natural disaster. Journal of Traumatic Stress, 1994, 257-274.

SÁ, Samantha Dubugras; WERLANG, Blanca Susana Guevara; PARANHOS, Mariana Esteves. Intervenção em crise. Rev. bras.ter. cogn. v.4 n.1 Rio de Janeiro jun. 2008. Disponível em: . Acesso em: 24 out. 2017.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (100.6 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com