TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Depressão ocorre por uma condição chamada de Desamparo aprendido

Por:   •  14/12/2017  •  Resenha  •  690 Palavras (3 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 3

        A depressão ocorre por uma condição chamada de “Desamparo aprendido”, um conceito da psicologia comportamental que explica propriamente porque o ser depressivo se comporta de tal maneira.

        Toda condição patológica desenvolvida teve um importante valor de sobrevivência em algum momento histórico de nossa evolução. Vejamos a condição de alguns animais por exemplo, como a hibernação de alguns ursos. O período de hibernação ocorre justamente no inverno, período pelo qual ocorre a escassez de alimentos para o mesmo, onde o cérebro entende que apesar da caça, os resultados não serão positivos.

        Então, dada a condição, o nosso cérebro entende que é mais importante ficar parado do que em movimento. No período de abundância o urso come determinadas caças com excessivos valores calóricos que contribuem para a sua gordura alimentar, que, posteriormente, será usada pelo próprio corpo quando tiver em “stand by”. Caçar exige um gasto de energia, que, não obtendo sucesso, pode causar um extremo risco a sobrevivência da espécie.

        A hibernação nada mais é do que um período de sobrevivência, onde o urso utiliza todos os seus recursos que adquiriu durante as estações mais quentes e produtivas do ano. Ou seja, o cérebro é programado para, diante de uma condição em que não há respostas para suas ações, parar o corpo imediatamente para economizar energia. Acordar os ursos não é fácil. E também é muito perigoso.

        Não muito diferente, a depressão humana está intimamente ligada a uma condição em que o sujeito não consegue obter respostas positivas diante de qualquer ação sua, é onde ele se encontra “limitado” para o aprendizado. Como o próprio termo comportamental já explica, é um desamparo aprendido.  E quando o nosso cérebro entende que não há nenhuma ação que possibilite uma recompensa, ele começa a parar o corpo para economizar energia. Quanto mais parado melhor. A depressão ao ver do cérebro não é ruim, pois ele está se preparando para o pior, já que nada mais do que o corpo faz dá resultados.

        Mas para o corpo é bastante desgastante, ao ponto de pessoas quando estão em estágios avançados de depressão, ficarem extremamente cansadas só por levantarem-se da cama, ou até mesmo um braço.

        É como você estar dentro de uma gaiola, onde qualquer parte da grade dela produza choques elétricos. Em um dado momento você não irá tocar mais em nada, você não irá nem se mover. Não há saída. Não há respostas.

        Mas, diante de nossas condições e possibilidades humanas, será mesmo que não há nenhuma ação que resolva uma resposta mal resolvida? Bem, para isso, é preciso trabalhar o comportamento pela base, visando os reforços e que tipo de esforço se tem para adquiri-lo.

        A depressão é uma condição adaptativa, mas que talvez não sirva mais para os dias de hoje. Somos seres extremamente sociais, precisamos estar bem alimentados e com a nossas relações sexuais estáveis. Essas três condições básicas afetam diretamente nossa condição de aprendizagem, pois ela só ocorre com a atenção.

        Estudos mostram que até a nossa base alimentar estimula nossa condição de desamparo. Alguns até são ousados, explicam o relevo depressivo de uma cidade, como por exemplo, a de palmeira dos índios, para indicar índices depressivos humanos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (35.8 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com