TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Descreva a Interação Antígeno-anticorpo

Por:   •  3/8/2023  •  Pesquisas Acadêmicas  •  987 Palavras (4 Páginas)  •  54 Visualizações

Página 1 de 4

RESPOSTAS - ATIVIDADE

  1. Descreva a interação antígeno-anticorpo

A relação antígeno-anticorpo é uma associação biomolecular, mantida por meio de ligações de enzimas. Essa ligação também conhecida como reação cruzada, é possibilidade através das estruturas químicas dos antígenos. O rompimento dessa ligação pode ser causado por fatores como altas concentrações de sal, ph extremo, detergentes ou pelo próprio desequilíbrio do próprio epítopo puro. As principais características da interação AgAc são a afinidade, obtida a partir da força de ligação; avidez, força resultante de interação múltiplas entre os anticorpos e os antígenos; especificidade, onde o anticorpo atua como identificado de imunógeno próprio.

  1. Descreva as técnicas de biossegurança básicas que devem ser adotadas no laboratório de imunologia clínica.

Diante da necessidade de manter o laboratório higienizado e livre de contaminações, é preciso adotar de medidas, cuidados e limpeza em relação ao uso de material e amostras. Dessa forma, torna-se indispensável o uso de EPIs para evitar o contato direito com objetivos cortantes e/ou contaminados; descarte de perfurocortante em recipiente adequado;  utilização de luvas para realização de procedimentos de coletas e manuseio de amostras; manuseio de forma atenciosa com materiais cortantes; aplicar métodos de identificação correta e clara de todos os materiais presentes no laboratório e ter conhecimento sobre os procedimentos, materiais, manuais de uso de equipamentos e afins garantindo segurança e confiabilidade nos resultados.

  1. Descreva as células e órgãos do sistema imune, cite suas funções e principais diferenças.

As células que compõe o sistema imune são: neutrófilos, eosinófilos, basófilos, linfócitos T, linfócitos B, células NK, macrófagos, mastócitos e monócitos.

Os neutrófilos se apresentam em maior numero e agem contra a invasão de microrganismos, já os eosinófilos apesar de se apresentarem em menor número auxiliam na eliminação de complexos de antígenos. Os basófilos não apresentaram ainda real função. Os linfócitos atuam de um modo geral no organismo apresentando funções relativas à imunidade, é importante ressaltar que as células NK também são linfócitos. Os macrófagos têm altíssimo poder fagocitário e os mastócitos armazém potentes mediadores químicos da inflamação, por fim os monócitos têm breve funcionalidade no organismo transformando-se em macrófagos.

Os órgãos imunitários são medula óssea e timo por serem os principais locais de formação e amadurecimento dos linfócitos.

  1. Diferencie imunidade inata de imunidade adaptativa.

A imunidade inata engloba a primeira linha de defesa do organismo e sua principal característica é a resposta rápida a agressão. Em contra partida a imunidade adaptativa corresponde a linha de defesa especifica, a mesma que é estimulada a partir do contato com os patógenos, como as vacinas por exemplo.

  1. Explique as vias de ativação do sistema complemento.

O Sistema Complemento é composto por três vias de ativação: Via clássica, ativada diretamente pelo patógeno ou indiretamente por anticorpos que se ligam na superfície do patógeno; Via da lectina ligadora de manose; Via alternativa, a qual fornece uma amplificação para as outras duas vias.

  1. Quais classes de imunoglobulinas existentes?

No processo de formação dos anticorpos humanos há cinco classes/isotipos: IgM, IgD, IgG, IgA e IgE.

  1. Diferencie IgM de IgG.

A imunoglobulina M tem a porcentagem relativa de 10% em relação as demais. A mesma é produzida por células do tipo B quando respondem a infecções microbianas ou ainda quando são estimuladas por antígenos.

A imunoglobulina G se caracteriza como sendo o princípio e mais versátil anticorpo presente no sangue, tendo a porcentagem de ocupação entre 70-75%. Sua atuação é frente as substancias nocivas e tem relevante importância para o reconhecimento dos complexos antígeno-anticorpo por leucócitos e macrófagos.

  1. Cite técnicas laboratoriais e sua aplicação diagnóstica. Ex.: ELISA para dosagem de PSA.

A imunoprecipitação é uma técnica na qual um anticorpo específico para um antígeno proteico em uma mistura de proteínas é usado para identificar este antígeno específico.

O Western blotting é usado para identificar e determinar a quantidade relativa e o peso molecular de uma proteína dentro de uma mistura de proteínas ou outras moléculas. A técnica de transferência das proteínas do gel para a membrana é chamada de Western blotting como uma brincadeira do bioquímico.

  1. Descreva a estrutura dos anticorpos e as funções de cada região.

A estrutura de um anticorpo é elaborada a partir de duas cadeias leves e pesadas idênticas, apresentando uma região constante e a outra aminoterminal, podendo ser variável. O dissulfeto é quem liga as duas cadeias. As funções estão ligadas a ação dos mesmos no organismo que pode ser o ataque direito e a ativação do sistema do complemento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (65.6 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com