TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Historia De Minha Viada

Artigo: A Historia De Minha Viada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2013  •  669 Palavras (3 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 3

a historia de minha viadaApresentação:

A educação infantil, primeira etapa básico, pois tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físicos, psicológica, intelectual e social, completando a ação social, a família e da comunidade. Partindo disse ponto que as crianças passam por diferentes estágios de desenvolvimento é necessário que cada sistema de ensino tenha seu próprio currículo para nortear o trabalho pedagógico.

Dentre muitos assuntos relacionados a educação infantil é a organização dos espaços. Espaço este que não é algo que se moldure, não é simplesmente físico, mas atravessa as relações, ou melhor, é parte delas. Assim, o espaço não é algo dado, mas deve ser construído como dimensão do trabalho pedagógico; deve criar condições ricas, diversificadas, organizadas e desafiadoras para que cada criança trilhe seu caminho e desenvolva suas potencialidades. Além disso, as salas de aula da pré-escola apresentam marcas “escolarizastes” na sua organização, e quando organizadas em espaços funcionais com o controle do tempo, propicia o disciplinamento da criança. O que é espaço? Analisando o sentido semântico apresentado compreendemos que extensão é indefinida, meio sem limites que contém todas as extensões finitas. Parte dessa extensão que ocupa cada corpo”. Este conceito de espaço pressupõe algo físico que pode ser preenchido por objetos. Uma “caixa” que pode ser ocupada, esta é uma forma abstrata de ver extremamente comum entre os adultos; no entanto, a criança percebe o espaço de forma diferente, para ela não existe a abstração de algum lugar, apenas o espaço e mais tudo o que pode ser colocado nele, ou seja, espaço são equipamentos, móveis, cores etc. Para os adultos, essa percepção é a do espaço já equipado.

Buscando compreender o espaço na educação infantil da nossa cidade abordaremos a nossa realidade sobre este assunto, sempre levando em consideração a literatura. A organização do espaço é sempre um desafio , pois alem de ser um lugar de ensino e aprendizagem devem promover a segurança da criança.

Em nosso município os professores seguem o nosso referencial de educação infantil para montar os espaços, utilizamos o termo “cantinho”, tais como o cantinho da leitura, cantinho da casinha; boneca; carrinho, expondo sempre brinquedos onde as crianças possam ter autonomia de escolher. Descrevendo como se trabalha esses espaços, por exemplo, o espaço da literatura é composto por livros de diversos temas, revistas, folhetos de lojas, onde as podem visualizar e verbalizar os nomes das figuras. O canto da leitura também é usado na hora da história tanto pelo o aluno quanto pelo professor.

Em fim o espaço aqui na nossa cidade busca sempre fazer a interação das crianças uma com as outras. Propiciar vivencia, aguçando nos espaços as brincadeiras de faz de conta. o berçário, por exemplo, com brinquedos como chocalho, tapetes de texturas, piscina de bolinhas e etc.

Desenvolvimento:

Durante as pesquisas foi notável que as professoras buscam as teorias para compreender as fases das crianças. A primeira professora entrevistada acredita que para a criança aprender, primeiramente temos que levar em conta a sua realidade pessoal. Assim deparamos com varias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com