TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA NAS ORGANIZAÇÕES

Monografias: A IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA NAS ORGANIZAÇÕES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  363 Palavras (2 Páginas)  •  1.881 Visualizações

Página 1 de 2

A IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA NAS ORGANIZAÇÕES

No contexto atual, a Psicologia possui um papel fundamental dentro de uma organização. No contexto empresarial tem-se a figura do psicólogo organizacional, que será o profissional responsável por lidar com os fenômenos e comportamentos organizacionais.

O papel do psicólogo organizacional é fundamental, pois possibilita alcançar níveis excelentes de qualidade por toda a organização, atuando sobre os problemas organizacionais da gestão, diretamente ligada ao bem estar dos colaboradores, trabalhando na seleção de cargos e currículos, em projetos sociais, na resolução de conflitos internos, em práticas motivacionais, gerenciamento de plano de carreira, clima organizacional, programas de treinamento, mudanças organizacionais entre outras funções.

É interessante ainda lembrar que o psicólogo organizacional ainda tem o papel primordial de orientar seus líderes para gerirem pessoas alinhadas aos objetivos da organização. Além de desenvolverem e potencializarem as capacidades de cada um dos colaboradores, os psicólogos fazem questão de melhorar as relações interpessoais, a comunicação e, ainda a sua adaptabilidade às condições do ambiente.

É preciso lembrar ainda que atualmente as empresas buscam colaboradores com requisitos específicos para preenchimento de vagas e o psicólogo organizacional atua na avaliação do candidato mais adepto para tal vaga oferecida.

Pesquisas recentes indicam que a área dos recursos humanos se tornará imprescindível às organizações, de modo que as empresas que não derem a devida importância ao assunto, acabarão por desaparecer do mercado de trabalho. Até porque as empresas a cada dia buscam o treinamento e desenvolvimento de seus funcionários, visto que o ser humano é gerador da produtividade, pois as pessoas formam a essência de uma organização, e ela só funcionará bem se souber utilizar com competência seus colaboradores.

O fato é que o psicólogo tem muito trabalho a fazer dentro de uma empresa, desde questões pessoais do colaborador como a psicoterapia pessoal, a satisfação dentro da organização e até o desenvolvimento de habilidades dentro do contexto organizacional.

Diante do exposto, conclui-se que o psicólogo organizacional é necessário para analisar os fenômenos que acontecem no contexto organizacional e traduzir os aspectos complexos da empresa de forma a facilitar a interação entre as diferentes áreas na organização.

REFERÊNCIAS

FELIPE, Marcos. A importância da psicologia dentro do contexto organizacional. Disponível em <http://www.descalvadoagora.com.br/blogs/marcosfelipe/?p=41> Acesso em 16/02/2014.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com