TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DAS DIRETRIZES NA FORMAÇÃO TEÓRICA E PRÁTICA DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

Artigos Científicos: A IMPORTÂNCIA DAS DIRETRIZES NA FORMAÇÃO TEÓRICA E PRÁTICA DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  1.263 Palavras (6 Páginas)  •  2.768 Visualizações

Página 1 de 6

A IMPORTÂNCIA DAS DIRETRIZES NA FORMAÇÃO TEÓRICA E PRÁTICA DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

A educação para a infância originou-se com o objetivo de conceber as crianças o direito de viver em plenitude esse momento tão importante. Falar da infância não é uma tarefa fácil, no entanto, desafiadora; conhecer a educação infantil demanda um olhar atento, curioso e muita pesquisa. Para atuar como professor na educação infantil não basta dizer apenas “eu gosto de criança”, é necessário um desejo sincero de compreendê-la.

O profissional educativo infantil é aquele que escolhe esse campo para atuar por que acredita çoar constantemente, pois reconhece suas limitações, pesquisa porque sabe que não basta fazer qualquer coisa, planeja suas ações porque reconhece a importância da intencionalidade e especialmente por que tem o desejo de aprender.

De acordo com as diretrizes a proposta pedagógica é o plano orientador das ações da instituição e define as metas que se pretende para a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças que nela são educadas. É necessário um processo coletivo da comunidade escolar, pois é cada vez mais cedo a entrada das crianças nas escolas.

Educação da Criança de 0 A 5 Anos

Com base no histórico da educação infantil, é possível compreendermos que a creche fundada no século XVII tinha educacional, garantindo legislativamente o direito a todas as crianças brasileiras, de 0 a 6 anos de idade, de serem cuidadas e educadas em centros de educação infantil. A implementação das Diretrizes pelo Ministério da Educação propõem saúde e bem estar as crianças uma meta para educadores infantis em parceria com os familiares.

Organização e didática na Educação Infantil

As ações dos professores devem ser organizadas e compartilhadas com seus pares, o processo educativo não é algo que se constrói sozinho. A formação continuada contribui muito para o fortalecimento do trabalho do professor nos grupos de estudos, os educadores compartilha suas dificuldades, aprendem com os colegas e amenizam os obstáculos do cotidiano. A função do professor não é simplesmente ministrar aulas, mas, elaborar uma proposta pedagógica bem estruturada e de acordo com sua realidade, planejar suas aulas, refletir sobre suas ações e proporcionar a experiência de interação e conhecimento das manifestações e tradições culturais brasileiras garantidas pela Diretriz às crianças.

O universo escolar além de acolhedor, deverá ser voltado para o desenvolvimento gradativo da cidadania, autonomia moral e cognitiva e na construção da identidade do aluno. Como todo e qualquer espaço e tempo de formação escolar, a educação infantil precisa corresponsabilizar-se, como as demais etapas de escolarização com a transmissão da herança cultural. A constituição com o olhar voltado para a educação com direito de todos e um dever do Estado e da Família, garante-se o atendimento das crianças em creches e pré-escolas e assegura à criança e ao adolescente o direito à vida.

Ensino da Linguagem Oral e Escrita

Desde muito cedo, o bebê se interessa e efetiva será comunicação com as pessoas, tanto que ele produz sons que lhe causam satisfação e é nesse período que ele deverá desenvolver autoconfiança com relação a suas competências comunicativas. É essencial que no universo infantil o sujeito receba atenção e cuidado não se pode descartar a importância de um dialogo criativo e motivador entre a criança e o educador, o professor deve ser mediador, aquele que observa a necessidade do aluno e busca saná-las, faz-se necessário todos aqueles que querem desenvolver qualquer trabalho com os infantes, estejam prontos para cativar e para ser cativados, ter paciência e aproximar se aos poucos. Através da linguagem é que a criança se comunica com os outros, expõe suas necessidades, sentimentos, conhecimento, sensações, etc. Como afirma as Diretrizes as práticas pedagógicas devem ter meios que favoreçam a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progresso domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão; possibilitam as crianças experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com os diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos.

Ludicidade e Educação

Contextualizar a ludicidade na educação infantil é um grande desafio, principalmente quando há a presença do professor, e não mais a presença do atendente ou cuidador. O que traz a ludicidade para a sala de aula é muito mais uma atitude lúdica do educador e dos educandos; assumir essa postura implica sensibilidade, envolvimento, uma mudança interna, implica não somente uma mudança cognitiva, mas principalmente uma mudança afetiva. Os benefícios da ludicidade na vida da criança já são um assuntos que vem sendo muito discutido pelos pesquisadores da educação, sabemos que a família atualmente está cada vez mais absorvida pelo trabalho, preocupada com a subsistência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com