TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Identidade Do Psicólogo Brasileiro: Produções De 2008 A 2019

Por:   •  20/10/2023  •  Abstract  •  897 Palavras (4 Páginas)  •  14 Visualizações

Página 1 de 4

A IDENTIDADE DO PSICÓLOGO BRASILEIRO:

 PRODUÇÕES DE 2008 A 2019

A) A pesquisa é fomentada por outras investigações acerca da identidade profissional do psicólogo, assim ela elege categorias de análise sobre o conteúdo dessas pesquisas. Escreva com suas palavras sobre o que foi identificado em cada categoria de análise.

No artigo foram analisadas quatro categorias:

1) Perspectiva do estudante de psicologia;

2) Perspectiva dos usuários de serviços psicológicos;

3) Perspectiva da equipe multidisciplinar;  

4) Perspectiva do próprio psicólogo.

Perspectiva do estudante de psicologia – Primeiramente, ao ingressar na faculdade de psicologia, muitos estudantes trazem consigo um conjunto de valores, crenças e experiências pessoais que moldam sua visão de mundo. Ao longo do curso, eles são desafiados a refletir profundamente sobre esses aspectos e a considerar como esses valores pessoais podem influenciar sua futura prática profissional. Além disso, os estudantes de psicologia são apresentados a uma ampla gama de teorias psicológicas, abordagens terapêuticas e áreas de especialização dentro da psicologia. Cada uma dessas perspectivas oferece uma visão única do comportamento humano e do funcionamento mental. À medida que os estudantes aprendem sobre essas abordagens, eles podem começar a formar suas preferências e identificar aquelas que mais ressoam com sua visão de como ajudar os outros. A identidade profissional é moldada por uma combinação de valores pessoais, conhecimento teórico, experiências práticas e sensibilidade cultural. É um processo contínuo de autodescoberta e crescimento que se estende ao longo de toda a carreira do psicólogo, à medida que cada um continua a evoluir e aprimorar suas habilidades e abordagens profissionais

Perspectiva dos usuários de serviços psicológicos –

 A disseminação da importância da psicologia tem crescido, e se mostrado de uma forma mais receptiva para que novas pessoas possam vir a procurar o serviço, entretanto, ainda prevalece alguns pensamentos preconceituosos, e que não agregam na hora de divulgar a psicologia. Os veículos de comunicação também são extremamente importantes na hora de se divulgar os benefícios acerca da saúde mental, é significativo indicar também que se tem falado mais acerca de saúde mental, e como a mesma é importante no cotidiano dos indivíduos, isso faz com que a ciência da psicologia esteja sendo mais bem vista.

Perspectiva da equipe multidisciplinar – As equipes multidisciplinares apesarem de ter código de quais são suas obrigações profissionais ainda podem se confundir, e levar à confusões sobre o que se espera dos psicólogos,  especialmente se houver falta de comunicação e colaboração efetiva entre os membros da equipe. Além de que a psicologia é uma disciplina ampla com diversas especializações, como clínica, escolar, organizacional, entre outras. A falta de compreensão sobre essas especializações pode levar a expectativas errôneas sobre as habilidades e funções de um psicólogo em uma equipe multidisciplinar afetando no que o profissional deve ou não fazer. Dessa forma é necessário fornecer informações sobre a formação, competências e áreas de atuação dos psicólogos para os outros membros da equipe pode ajudar a esclarecer as expectativas, e vir a realizar reuniões regulares em equipe, nas quais os membros discutam casos e compartilhem suas perspectivas e conhecimentos, pode melhorar a compreensão mútua e a colaboração.

Perspectiva do próprio psicólogo - Cada psicólogo vai vir a desenvolver sua própria identidade profissional com base em sua formação, experiências clínicas, valores pessoais e abordagens terapêuticas preferidas. Isso pode incluir a definição de seu papel como terapeuta, pesquisador, professor, entre outros. A perspectiva do psicólogo sobre sua identidade também vai influenciar a abordagem terapêutica que ele adota, e sua visão de mundo. Além de que a identidade do psicólogo também evolui ao longo do tempo à medida que ele ganha experiência e realiza desenvolvimento profissional contínuo. Por exemplo, um psicólogo iniciante pode se ver de maneira diferente de um psicólogo mais experiente, e as experiências vão moldando o futuro do profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (71.3 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com