TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Colaboração do indígena para a formação da identidade do povo brasileiro é inquestionável

Por:   •  10/1/2018  •  Resenha  •  969 Palavras (4 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

          A colaboração do indígena para a formação da identidade do povo brasileiro é inquestionável, mas nem isso motivou pesquisadores a darem notoriedade aos povos indígenas nos escritos deixados.

          O artigo “O papel associado ao Índio na História do Brasil”, busca realizar um levantamento baseado nos textos debatidos durante a atividade curricular “História do Brasil Indígena e Colonial” do curso de História da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Cametá. O levantamento foi realizado devido a necessidade de uma reinserção do indígena nas discussões e estudos referentes a história do Brasil, visto que esses povos pouco são citados nas pesquisas, ou aparecem assumindo papéis secundários, como um ator figurante em uma cena de novela.

          O indígena participa ainda hoje da construção da sociedade brasileira, e mesmo assim, na história escrita, ainda está restrito somente ao período colonial, sem compreensão e respeito as suas diversidades e expressões socioculturais. Seria então necessário uma reanálise dos papéis desempenhados pelos indígenas nesse processo histórico, esclarecendo dúvidas sobre a conduta desses povos mediante as diferentes conjunturas encaradas a partir do início do processo de colonização.

       

MÉTODOS

          A presente pesquisa foi realizada com informações retiradas da apostila da atividade curricular “História do Brasil Indígena e Colonial”. Inicialmente realizou-se a leitura dos textos em ordem definida pela docente.

          A partir da revisão bibliográfica, buscamos respaldar nosso trabalho através das diversas fontes de pesquisas disponíveis, assim como assuntos afins relacionados ao tema. A produção sobre o referido tema de historiadores e antropólogos selecionados foi de grande valia para a pesquisa.

          Após as leituras, foi elaborado o seguinte artigo, baseado nas informações dos textos contidos na apostila.

RESULTADOS

          Antes mesmo do “descobrimento”, após a chegada dos colonizadores lusitanos, o Brasil já era habitado. SCHWARTZ e LOCKHART (2002) afirmam que em 1500 sob o comando de Pedro Álvares Cabral, em uma viagem, ao se distanciar da corcova da África ocidental, Cabral chegou a uma costa desconhecida. Fez-se então contato com os habitantes locais. Esses habitantes do território desconhecido eram vários grupos que formavam sociedades com costumes diferentes.

          Os povos encontrados pelos colonos eram os indígenas, detentores de grande conhecimento e peculiaridades que foram de grande valia para a formação histórica da atual sociedade brasileira. No entanto, o índio quase desapareceu da história escrita do Brasil, pouco se falava das sociedades indígenas, e quando as citavam, eram como vítimas inocentes de um processo cruel que dizimou boa parte dessas populações. Por muito tempo o índio ficou “escondido” na história do Brasil, como um ser secundário sem grandes colaborações, sendo o processo de colonização imposto pelos portugueses, o centro de quase toda a história escrita do país.

          ALMEIDA (2010), diz que desde “História do Brasil” de Francisco Adolfo Varnhagem (1854) até um momento bastante avançado do século XX, os índios, grosso modo, vinham desempenhando papéis muito secundários, agindo sempre em função dos interesses alheios.

          Aos poucos, o índio foi perdendo foi sendo apagado da história do Brasil, que sempre o retratava como instrumento usado pelos colonos que o escravizava ou em troca quinquilharias trabalhava para a retirada das riquezas do território dominado. Todo esse processo, fez com que surgissem olhares sobre esses povos, que ainda são mantidos na sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (116.8 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com